Briga de torcidas em Niteroi deixa 10 feridos e 101 detidos
Confusão acaba com dez feridos e 101 detidos. Em Campo Grande, polícia investiga morte de adolescente Natasha Mazzacaro e Simone Avellar ? Uma briga entre as torcidas organizadas Jovem Fla e Força Jovem do Vasco, na tarde de ontem, em Niterói, terminou com dez feridos e 101 detidos na 78a- DP (Fonseca). A confusão ocorreu na Praça Enéas de Castro, no Barreto, onde, segundo moradores, os torcedores do Vasco costumam se concentrar em dias de jogo.
De acordo com testemunhas, os cruzmaltinos começaram a chegar na praça por volta das 10h. A briga teria começado por volta do meio-dia.
Os encontros e as brigas por aqui são rotineiras, mas nunca tinha visto uma confusão tão cedo. Estava trabalhando em casa, quando ouvi os gritos e corri para a janela. Os torcedores estavam se agredindo com paus e pedras contou o advogado Marco Luiz de Sá, que mora há 38 anos no Barreto.
O advogado disse também que, por causa dos constantes enfrentamentos de torcidas, desde 2006 os moradores da região pedem reforço no policiamento, mas, até agora, nada foi feito:
Na segunda-feira passada, enviei um fax para o 12o- BPM (Niterói), pedindo atenção especial para o clássico, mas não obtive resultado.
Cento e um envolvidos entre os quais 15 menores foram encaminhados à 78a- DP, onde foram qualificados no artigo 41 B do Estatuto do Torcedor, por lesão corporal. De acordo com informações da delegacia, 26 eram flamenguistas e 75, vascaínos. Os menores foram liberados depois que os pais assinaram um termo de responsabilidade. Todos serão investigados por tentativa de homicídio.
Entre os feridos, levados para os hospitais Alberto Torres, em São Gonçalo, e Azevedo Lima, em Niterói, nove foram baleados e um apresentou lesões corporais por agressão física. Uma das vítimas foi internada em estado grave, com tiro no abdômen.
O delegado titular da 78a- DP, Paulo César Guimarães, informou, a partir de depoimentos, que a briga teve início quando dois torcedores da Jovem Fla que eles investigam ser Congo e Touche se aproximaram dos torcedores do Vasco, na praça do Barreto, numa motocicleta, já fazendo os disparos:
O futebol é um esporte muito importante para o Brasil, e a Polícia Civil vem buscando caminho de diálogo e orientação com os torcedores para evitar esse tipo de acontecimento.
Em Campo Grande, a polícia investiga as circunstâncias que levaram à morte o adolescente Fernando Correia Euphrazio, de 18 anos. O jovem foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Rocha Faria, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo testemunhas, ele também teria sido vítima de uma briga de torcidas na Estrada do Encantamento.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)
- SuperVasco