Futebol

Brasiliense e Vasco se enfrentam na Boca do Jacaré

Finalmente líder da Série B, o Vasco conseguiu o que perseguia rodadas a fio. Agora, como dizem, o mais difícil é permanecer no topo. É pensando nisso que o time carioca vai à Brasília, encarar o Brasiliense, pela primeira rodada do returno. A partida acontece nesta terça-feira, às 21h, na Boca do Jacaré, com o visitante tentando manter a diferença de três pontos para o segundo colocado, o Atlético-GO. O Brasiliense, com 27 pontos, ocupa a 10ª posição na tabela, e se vencer pode se aproximar do G4.

No jogo de abertura do campeonato, para os dois clubes, o Vasco derrotou o Brasiliense por 1 a 0, em São Januário, com gol de Rodrigo Pimpão, que pode ser relacionado para o compromisso desta terça. De certo, o time entra em campo com Aloísio, enfim titular, em virtude de uma lesão do atacante Elton - o jogador tem um trauma no pé direito. No entanto, Dorival tem alguns problemas. Carlos Alberto, com dores abdominais, não tem presença garantida, depende de uma avaliação médica para jogar. Na lateral-direita, nada de contusões, mas uma opção tática para o treinador fazer: Paulo Sérgio ou Fagner. O segundo treinou, nesta segunda-feira, entre os titulares e deve ganhar uma chance. No banco, o desfalque é Nilton, indisponível devido à uma gastrite.

- Vamos lutar o máximo possível para manter essa regularidade daqui para frente. O Vasco vai precisar de uma capacidade muito maior para se manter na liderança - analisou, friamente, o técnico Dorival Júnior.

Envolvido em um início de crise, o Brasiliense tenta vencer o líder e embalado Vasco em casa para se aproximar da zona que classifica os quatro primeiros colocados para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Mais do que armar a equipe para bater o Gigante da Colina, o técnico Heriberto da Cunha se vê obrigado a lidar com alguns problemas fora de campo.

Na semana passada, o técnico tirou o meia Iranildo do time, alegando que o jogador estaria fora de forma. A atitude causou reações do atleta. Iranildo alegou que vinha jogando desde o início do ano sem que fosse questionado por ninguém. Para piorar a situação, Éder, apoiador que ficou com a incumbência de armar as jogadas do time goiano, afirmou no intervalo do jogo contra o Vila Nova que o Brasiliense sente a falta de Iranildo.

No mesmo jogo, Éder foi substituído no segundo tempo e saiu de campo sem falar com Heriberto. O foco de toda a confusão, Iranildo, sabe que não enfrentará o Vasco, mas fez questão de exaltar o trabalho dos seus companheiros.

- Sei que vou continuar de fora. É uma opção dele. Mas vou continuar torcendo pelo Brasiliense e acredito que o time tem todas as condições de conseguir subir para a Primeira Divisão - afirma o meia.

Assim, o treinador pode seguir com o mesmo esquema que foi utilizado contra o Vila Nova: três volantes e apenas Éder fazendo a ligação entre o meio e o ataque. Ou colocar Rodriguinho no lugar de Didão e jogar com dois meias de armação. Juninho levou o terceiro cartão amarelo contra o Vila Nova e cumpre suspensão automática. Moacir deve entrar no lugar dele.

A boa notícia é que o atacante Abuda volta de suspensão e deve reforçar o ataque do Brasiliense.

FICHA TÉCNICA:
BRASILIENSE X VASCO

Estádio: Boca do Jacaré, Taguatinga (DF)
Data/hora: 25/8/2009 - 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR - FIFA)
Auxiliares: Moisés Aparecido de Souza (PR)
Bruno Boschilia (PR)

BRASILIENSE: Guto, César Gaúcho, Aílson, Moacri e Edinho; Pedro Ayub, Flávio, Didão(Rodriguinho) e Éder; Abuda e Gustavo. Técnico: Heriberto da Cunha

VASCO: Fernando Prass, Fagner (Paulo Sérgio), Vilson, Gian e Ramon; Mateus, Souza, Enrico e Alex Teixeira; Carlos Alberto (Adriano) e Aloísio. Técnico: Dorival Júnior.

Fonte: Lancenet!