Futebol

Brasileirão: Confira guia para clubes que lutam por G4 e contra queda

O Campeonato Brasileiro de 2013 chega ao fim neste domingo, e, se o título já está definido desde a 34ª rodada, as brigas pelas últimas vagas na Libertadores de 2014 e contra o rebaixamento para a Série B prometem mexer com a emoção dos torcedores. Com todos os jogos marcados para 17h (de Brasília), muitos deles estarão com um olho no próprio time e outro em partidas espalhadas pelo país.

Na parte de cima da tabela, Cruzeiro e Grêmio já se garantiram na competição sul-americana do próximo ano, mas Atlético-PR, Goiás, Botafogo e Vitória ainda disputam as outras duas à disposição. No entanto, se a Ponte Preta conquistar a Copa Sul-Americana diante do Lanús na próxima quarta-feira, roubará o lugar destinado ao quarto colocado do Brasileirão. Com isso, o G-4 vai virar G-3.

Não há classificação direta para a Sul-Americana do próximo ano, mas a colocação neste Brasileiro tem alguma influência. Afinal, jogam a competição os oito times mais bem colocados no nacional que não estiverem nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2014.

A briga contra o rebaixamento também será intensa, mas ao menos já há uma certeza: pelo menos um carioca fará companhia na Série B a Náutico e Ponte Preta, já rebaixados. Nenhuma combinação de resultados na última rodada salva Fluminense e Vasco da degola ao mesmo tempo. Os cariocas brigam entre si e também com Coritiba, Criciúma, Inter e Portuguesa pela chance de permanecer na Série A em 2014. Veja o que cada um precisa fazer para se salvar da degola neste domingo.

 

Fonte: ge