Futebol

Brasil foi campeão sub-20 em 83 também com gol de Vascaíno

A seleção brasileira sub-20 entra em campo no Egito, hoje, às 15h (de Brasília), em busca do pentacampeonato da categoria contra Gana. A vitória vale um lugar na galeria de campeões que conta com nomes como Dunga, Bebeto, Taffarel e Dida. Mas nem mesmo um título mundial garante um futuro de sucesso na seleção brasileira ou nos clubes. O futebol é dinâmico e o destaque de um ano pode estar esquecido pouco depois. Tão campeões quanto os craques acima citados, jogadores como Balalo, Alcides, Catê e Adriano provavelmente podem hoje em dia andar tranquilamente pela rua sem serem incomodados ou reconhecidos por muitos torcedores.

O primeiro título brasileiro no Mundial Sub-20 — antigamente chamado de Mundial de Juniores mdash; veio na quarta edição, disputada no México, em 1983. Em um estádio Azteca abarrotado por mais de cem mil torcedores, o Brasil venceu a Argentina por 1 a 0, com gol de Geovani, artilheiro e melhor jogador da competição.

Além do meia do Vasco, aquela equipe tinha ainda outros nomes que brilharam na seleção principal, como o hoje técnico Dunga, o seu auxiliar Jorginho e Bebeto. O time-base escalado por Jair Pereira: Hugo, Heitor, Guto, Boni e Jorginho; Dunga, Geovani e Gilmar; Mauricinho, Marinho Rã (Bebeto) e Paulinho.

Fonte: O Globo