Futebol

Botafogo x Vasco: clássico será na parte de cima da tabela



Botafogo e Vasco fazem neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, o clássico da 14ª rodada do Brasileirão. Há seis jogos sem perder e em busca da terceira vitória consecutiva, o Cruz-Maltino, em quarto com 27 pontos, quer chegar mais perto do líder Corinthians. Já o Bota, em sexto e vindo de derrota, quer se reaproximar do G4.

O Glorioso espera reencontrar o caminho das vitórias. A derrota para o Figueirense na última quarta, por 2 a 0, no Orlando Scarpelli, não foi digerida pelos jogadores que esperam dar a volta por cima contra o rival.

A equipe terá duas mudanças em relação a formação que começou o último jogo. Na defesa, o zagueiro Fábio Ferreira retorna ao time após ficar fora em três jogos. O jogador sentiu uma lesão na perna direita e desde o jogo contra o Corinthians não joga.

A outra dúvida é quem será o substituto de Maicosuel. O Mago foi expulso no fim do jogo contra o Figueirense e está fora da partida. O mais cotado para a vaga é Felipe Menezes, porém o técnico Caio Junior não confirmou quem vai jogar. O treinador prometeu fazer mistério e revelou que só divulga a escalação momentos antes da partida.

- Ainda não defini a equipe. O adversário é forte e preciso trabalhar algumas coisas. Não sei se vai ter novidade - disse Caio Junior.

O Botafogo aposta em Loco Abreu para vencer o clássico. O uruguaio estreou na competição apenas na partida contra o Cruzeiro, em Minas, já que estava à serviço da Seleção Uruguaia, na Copa América. Na oportunidade, ele marcou o gol da vitória alvinegra.

Outra esperança do Glorioso é o meia Elkeson. Depois de um início promissor marcando cinco gols na competição nas primeiras rodadas, e camisa 9 amarga um jejum de cinco partidas sem marcar. O jogador revelou que agora os zagueiros já conhecem seu futebol, mas espera voltar a marcar no clássico.

Pelo lado do time de São Januário, três dúvidas colocam a cabeça do técnico Ricardo Gomes para trabalhar. O comandante depende do departamento médico para saber se poderá escalar Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza contra o Bota. Os dois primeiros já vinham sentindo dores e o camisa 10 está com cansaço muscular após os últimos jogos.

Ricardo Gomes defende o discurso de que em clássicos não há favoritos.

- O último jogo deles não foi bom, mas o Botafogo tem jogado bem. Quando se trata de um clássico, todas as estatísticas se apagam. A tradição de um jogo como esse é muito maior que o momento que os times vivem - disse.

O comandante terá a volta de Márcio Careca, mas ainda não sabe se escalará o jogador, já que gostou do desempenho de Jumar, improvisado na posição nos últimos jogos.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X VASCO

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 5/7/2011 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Diberto Pedrosa Moises (Fifa/RJ)

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes e Elkeson; Herrera e Loco Abreu - Técnico: Caio Junior.

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Jumar (Márcio Careca); Rômulo, Juninho, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro - Técnico: Ricardo Gomes.

Fonte: Lancenet!