Futebol

Botafogo emite nota oficial com críticas ao Vasco e à FERJ

O problema da venda de ingressos para o clássico entre Botafogo e Vasco continua. Segundo o Botafogo, o clube recebeu apenas um terço do controle da venda, quando deveria receber 50%, já que em clássicos como o do próximo domingo não existe um mandante de campo, que, se existisse, controlaria a venda.

O Glorioso manisfestou-se em nota oficial distribuída à imprensa e reproduzida, na íntegra, abaixo:

- Em clássicos do Campeonato Carioca não existe um mandante. Os dois clubes envolvidos são responsáveis pela organização do jogo.

- Sendo assim, a carga de ingressos é dividida igualmente entre os dois clubes, cabendo a cada um 50% dos ingressos disponíveis.

- A venda de ingressos é de única responsabilidade dos clubes, o que significa dizer que a Ferj não tem poderes para reter carga de ingressos e muito menos para vendê-los antecipadamente ou no dia do jogo.

- Em reunião realizada na Ferj para tratar do jogo entre Botafogo e Vasco da Gama, o Botafogo compareceu com dois representantes, Ricardo Rotemberg e Sergio Araújo, enquanto o Vasco da Gama não mandou nenhum diretor do clube e se fez representar pelos dirigentes da Ferj Alcides Antunes e Marcelo Viana.

- Na ata da reunião realizada na Suderj para deliberações sobre o jogo estão descritos os pontos de venda escolhidos por cada clube. O Botafogo vende os ingressos nas sedes de General Severiano e Marechal Hermes, além do Caio Martins, e o Vasco nas sedes de São Januário, Calabouço e uma bilheteria do Maracanã.

- Ao contrário de todos os clássicos anteriormente disputados pelo Botafogo no Campeonato Carioca não foi efetuada venda on-line, vetada pelo Vasco da Gama.

- O Vasco da Gama, contrariando a lei vigente, estipulou que 90% dos ingressos fossem destinados à meia-entrada. O Botafogo não concordou com a proposição pois entende que a lei deve ser cumprida, permitindo a compra de ingresso pela metade do preço somente para aqueles que apresentem na hora da compra o comprovante de escolaridade. Na discordância entre os cubes a Ferj determinou que os ingressos seriam confeccionados e vendidos seguindo a proposição do Vasco da Gama.

- O Botafogo deveria receber, como em todos os clássicos ateriores em que não houve venda on-line - isto é, carga de ingressos -, 50% da carga, o que não aconteceu. O Botafogo recebeu apenas:

2 mil arquibancadas (inteira) das 4 mil à venda
13.600 arquibancada (meia) das 36.000 à venda
Zero cadeiras inferiores (inreira) das 2 mil à venda
4 mil cadeiras inferiores (meia) das 17.100 à venda
200 cadeiras especiais (inteiras) das 400 à venda
133 cadeiras especiais (meia) das 333 à venda

Fonte: Lancenet!