Botafogo e Vasco acionam STJD contra mudança na tabela
Botafogo e Vasco entraram nesta terça-feira com mandados de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para evitar o adiamento de suas partidas programadas para sábado e domingo, contra Corinthians e Flamengo, respectivamente, pelo Campeonato Brasileiro. Como desde segunda o Maracanã está interditado para os preparativos aos Jogos Pan-Americanos do Rio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou por adiar os confrontos marcados para o local e transferiu para 15 de agosto, o jogo dos alvinegros, e 16 de outubro, o clássico carioca.
Apresentei o mandado colocando à disposição o estádio do Vasco porque o adiamento da partida feriu o regulamento da competição [modificações na tabela somente poderão ocorrer se feitas em um prazo de dez dias antes da data de sua realização], disse o vice-presidente Jurídico do Vasco, Paulo Reis. São Januário tem capacidade para 32 mil pessoas e a Vila Belmiro recebe 23 mil. Por que o Santos pode jogar contra Corinthians, São Paulo e Palmeiras lá e o Vasco não pode receber o Flamengo?
A confusão na tabela do Campeonato Brasileiro começou porque, a princípio, o Maracanã seria entregue ao Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio) no dia 7 de maio. Após um acordo, o local foi liberado para ser utilizado até o dia 20 de junho, caso o Flamengo chegasse à final da Copa Libertadores.
Como o time rubro-negro fracassou na competição, na semana passada o produtor executivo das cerimônias de abertura e encerramento, o americano Scott Givens, ameaçou abandonar os preparativos, caso o estádio não fosse entregue na segunda. E não apresentou uma solução às partidas previstas para o próximo final de semana.
Responsável pela administração do Maracanã, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, optou por atender o pedido de Givens. Ante a decisão, a CBF remanejou os jogos de Vasco e Botafogo e provocou a ira de ambos os clubes.
Insatisfeito, o Botafogo também entrou com um mandado de garantia no STJD sob a alegação de que o adiamento privilegiaria o Corinthians, principalmente, porque o time carioca está em boa fase e, atuar em 15 de agosto, poderia ser prejudicial ao momento da equipe. A diretoria do clube alvinegro propõe que o confronto seja realizado no estádio de Edson Passos (que pertence ao América).
Até o início da noite desta terça, tanto o presidente do STJD, Rubens Approbatto, responsável por analisar os pedidos de Vasco e Botafogo, quanto a CBF não se pronunciaram sobre o impasse. A tendência é a de que o dirigente do tribunal dê nesta quarta o seu parecer a respeito do caso.
Mais lidas
- 0 Baran: Galdames quer receber tudo que tem direito para rescindir com o Vasco TOP
- 0 Payet e Coutinho juntos? Como o Felipe quer o Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 O jeito que o Cuiabá aceita negociar Isidro Pitta, especulado no Vasco TOP
- 0 Mídia Vascaína: O que o Vasco entende internamente sobre Alex Teixeira TOP
- 0 Ramón Díaz teria pedido a contratação de Vegetti TOP
- 2 Reviravolta? Agora em nova função, Souza pode ganhar mais oportunidades TOP
- 0 Vasco tem conversas, oferecimentos e busca por perfil do novo técnico
- 0 FV: Vasco apostará nos ativos para recuperar a boa fase no Brasileiro
- 1 GDC: Plano A na busca por um técnico e 'questão financeira dificultada'
- 0 Árbitro de Vasco x Atlético-GO já apitou um jogo do Cruzmaltino esse ano