Imprensa

Bombeiros divulgam lista com estádios aprovados para o Carioca na sexta

Os bombeiros do Grupamento de Prevenção em Estádios (GPrevE) estão realizando vistorias nos 17 estádios onde serão disputadas as partidas do Campeonato Carioca e divulgarão a lista dos locais aprovados na sexta-feira, véspera da estreia da competição. Alguns estádios já foram liberados. Um dos casos mais recentes ocorreu com o estádio Alair Corrêa, que foi liberado, mas mesmo assim ainda precisará passar por mais uma revisão antes do jogo Cabofriense x Fluminense, domingo à noite. Como ainda haverá 48 horas para a partida, caso haja mudanças no laudo, o local pode ser alterado dentro do que exige o Estatuto do Torcedor.



As primeiras visitas começaram no dia 12 de janeiro, e as vistorias serão realizadas antes de cada partida como mais uma forma de prevenção.

É possível que um estádio receba a autorização mas ter uma determinada área interditada até que os reparos necessários sejam feitos. No ano passado, apenas o estádio do Madureira, em Conselheiro Galvão, recebeu parecer contra dos bombeiros e foi interditado pelo Ministério Público.

Segundo o coronel Carlos Corrêa, comandante do GPrevE, o objetivo é verificar se os estádios são seguros, se têm quantidade e estado dos dispositivos fixos e móveis, além de conferir se a documentação está em dia.

- Não temos muitos problemas. O maior índice de reprovação é com a documentação. Mas os dirigentes e os responsáveis pelos estádios têm um tempo para regularizar e nos apresentar antes de cada jogo.

Os clubes da segunda divisão serão vistoriados em seguida. Corrêa acredita que, ao todo, cerca de 40 estádios serão visitados no Estado. Apesar das vistorias antes das partidas serem realizadas por bombeiros, a segurança não é uma responsabilidade do GPrevE, mas do mandante do campo e da federação do clube.

- Mantemos a equipe em alerta caso haja necessidade, como um início de incêndio, tentativa de suicídio, vítima de arma branca. São intervenções rápidas para evitar o pânico. Teve um caso há pouco tempo de um torcedor vascaíno que tentou se projetar na arquibancada. Nesses tipos de casos que atuamos - exemplificou.

Fonte: ge