Futebol

Bola parada e segurança na defesa foram armas do Vasco contra o Flamengo

Nos oito jogos de invencibilidade do Vasco sobre o Flamengo, o Cruz-Maltino tem se utilizado de duas armas para seguir sem perder para o rival rubro-negro. Uma das estratégias do time de São Januário que tem dado certo contra o clube da Gávea é a bola parada. 

Dos oito gols marcados pela equipe, seis saíram dessa forma. Foram dois de pênalti, três em cobranças de falta (uma direta e duas indiretas) e um em escanteio. Além disso, metade das vezes em que o time de São Januário balançou a rede foi em jogadas de bola aérea, que têm sido uma dor de cabeça para a equipe da Gávea 

O comentarista do Esporte Interativo Fernando Campos ressaltou a força do Vasco na bola parada e disse que o time pode explorar a arma contra o rival. 

“O Vasco tem uma bola parada muito forte desde o ano passado. O Rodrigo é uma referência, o Riascos tem aparecido bem, o próprio Luan, além do Nenê nas cobranças. O time pode levar a melhor nesse aspecto que o Jorginho treina bastante. O Vasco é uma equipe madura, equilibrada e tem variação de jogada. Não se resume à bola parada, mas isso pode ajudar contra o Flamengo”. 

Outro fator que tem ajudado o Vasco nos clássicos contra o Flamengo é a segurança do sistema defensivo. Nos oito jogos de invencibilidade sobre o Rubro-Negro, o Cruz-Maltino não foi vazado em cinco partidas, e viu o atacante Guerrero não balançar a rede nos cinco confrontos em que esteve em campo. 

“Acho que o psicológico do Vasco está muito forte e, desde que o Jorginho chegou, o time tem um padrão de jogo e é organizado taticamente nos seus setores. A parte defensiva melhorou demais com a dupla Rodrigo e Luan. Agora o sistema defensivo vai ter a entrada do Diguinho na vaga do suspenso Marcelo Mattos e ele vai ter que fazer essa proteção à zaga”. 

Confira os gols do Vasco nos últimos oito jogos contra o Flamengo: 

30/03/2016 – 1×1 – Gol de Riascos – escanteio 
14/02/2016 – 1×0 – Gol de Rafael Vaz – falta indireta 
27/09/2015 – 2×1 – Gol de Nenê e Rodrigo – pênalti e falta direta 
26/08/2015 – 1×1 – Gol de Rafael Silva – falta indireta 
19/08/2015 – 1×0 – Gol de Jorge Henrique – cruzamento rasteiro da direita 
28/06/2015 – 1×0 – Gol de Riascos – cruzamento da direita 
19/04/2015 – 1×0 – Gol de Gilberto – pênalti 
12/04/2015 – 0×0 – Sem gol 

Fonte: Esporte Interativo