Boa sorte! Joel fará seu primeiro jogo pelo Vasco e com bom retrospecto
Experiente, folclórico e midiático. Com estes três ingredientes, Joel Santana estreia nesta terça-feira pelo Vasco, às 19h30, contra a Luverdense, em São Januário, pela Série B. Tais características deslocam o foco no elenco, que até agora não empolgou seu torcedor na competição, e jogam para o treinador os holofotes e a responsabilidade de levar o clube novamente à elite do futebol brasileiro nos próximos três meses.
Esta será a quinta passagem de Joel como treinador no Cruzmaltino. Em três delas, estreou vencendo, sofrendo revés somente em 2004, quando perdeu para o Paraná por 2 a 1.
No primeiro trabalho, em 1986, por exemplo, venceu a Tuna Luso por 3 a 0. Em 1992, ano em que conquistou o Campeonato Carioca, bateu o Volta Redonda por 2 a 0. Em 2000, teve um dos inícios mais marcantes na história dos treinadores brasileiros ao conquistar o título da Copa Mercosul por 4 a 3 sobre o Palmeiras, numa das viradas mais impressionantes de todos os tempos.
Em outra realidade e com pouco tempo para treinar o time para o compromisso de logo mais, Joel Santana apostou no diálogo e fez poucas mudanças em relação a equipe que venceu o América-MG, na última rodada, por 3 a 2. O jovem Jhon Cley entrou na vaga de Aranda, que está com uma gastroenterite. Fabrício, que cumpriu suspensão, atuou no lugar de Pedro Ken, que recebeu o terceiro amarelo e está fora do jogo.
Kléber, livre de punição, retornará e a tendência é a de que substitua Thalles no ataque cruzmaltino.
"Nós fizemos uma organização tática, defensiva e ofensiva, para ter uma ideia de como o grupo se apresenta. Acho que o aproveitamento foi bom, todos procuraram dar o seu melhor", analisou Joel.
Já a Luverdense chega ao Rio de Janeiro com desfalques importantes. Dois jogadores bem conhecidos dos vascaínos e que têm se destacado na competição estão fora por conta de lesões musculares. Tratam-se dos atacantes Reinaldo, ex-Flamengo e Botafogo, e Misael, que passou pelo próprio Vasco em 2009.
No jogo de ida, os mato-grossenses surpreenderam e venceram o Vasco por 2 a 1 na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Atualmente, ocupam a sétima colocação com 31 pontos.
O Cruzmaltino, por sua vez, soma 35 pontos, quatro a menos que o líder Joinville.
VASCO X LUVERDENSE
Data: 09/09/2014, às 19h30 (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Auxiliares: Fabio Faustino do Santos (ES) e Edson Glicério dos Santos (ES)
VASCO
Diogo Silva; Diego Renan, Douglas Silva, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Fabrício, Jhon Cley (Aranda), Maxi Rodríguez e Douglas; Kléber
Técnico: Joel Santana
LUVERDENSE
Gabriel Leite, Michel Bertasso, Montoya, Braga e Edinho; Jean Patrick, Carlão, Rubinho e Samuel; Lê e Léo
Técnico: Júnior Rocha.
Mais lidas
- 3 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 0 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco
- 0 Base: Vasco enfrenta Fluminense hoje (24) na semifinal da Taça Rio
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 2 Vasco não vence o Corinthians em SP há 17 anos
- 0 Atlético de San Luis quer renovar com Rodrigo Dourado, citado no Vasco
- 0 Vasco publica arte referente ao jogo de hoje (24)