Futebol

Blogueiro: Vasco tem de ratificar o bom momento contra o Criciúma

Depois da vitória sobre a freguesia no domingo passado, é hora do Vasco consolidar o bom momento em um jogo na Colina. Seguimos no Brasileiro agora enfrentando o Criciúma e da estreia na Arena Maracanã batendo o fluzim devemos guardar apenas a motivação e deixar de lado qualquer traço de oba-oba por conta do sucesso no clássico da rodada anterior.

Não podemos nos ater a comparações entre nosso adversário de hoje e o elenco estelar do Flunimed. O fato de termos vencido os tricoletes fora de casa – ou alguém ainda considera a “Arena” nossa “segunda casa”? – não serve de motivo para considerarmos o time catarinense um desafio menor. Basta olharmos a tabela para ver que o Criciúma deve ser encarado com a mesma seriedade que tivemos contra o Fluzim, independente deles terem um grupo mais modesto ou por jogarmos em São Januário.

E como Dorival já definiu que repetirá a escalação que venceu na última rodada, temos mais um motivo para cobrar o mesmo empenho. Devemos respeitar o adversário da forma correta, que é buscar a vitória durante os 90 minutos e fazer de tudo para não voltarmos com a mania de “ressuscitar defunto”: o Criciúma ainda não conquistou sequer um pontinho fora de Santa Catarina e nada melhor para ajudá-los a conseguir esse feito que entrar em campo achando que teremos um jogo fácil.

Sem contar ainda com Montoya, Juninho será o principal articulador do time. E como ele dificilmente terá a mesma liberdade que teve contra o Fluzim, Pedro Ken terá que repetir a boa atuação da última partida, aproveitando as brechas que a marcação adversária poderá oferecer ao marcar o Reizinho com mais atenção. As jogadas pelos lados do campo também serão importantes, por isso Wendel não poderá se ater apenas à marcação e Eder Luis precisará ser mais efetivo no ataque. Nada disso é impossível, desde que Nei seja mais presente no apoio e que o garoto Henrique segure as pontas defensivamente pela esquerda. Aos dois laterais é bom lembrar que Fagner e Yotun estarão no banco e devem estar doidos por uma chance entre os titulares (o que deve acontecer mais cedo ou mais tarde).

Conseguir os três pontos hoje é fundamental para nos aproximarmos do pelotão da frente na classificação e tranquilizar um pouco mais a torcida. Mesmo sem poder estrear todos os seus reforços, o Vasco já mostrou uma certa melhora e uma série de vitórias é o que precisamos para parar de pensar na parte debaixo da tabela e passar a almejar objetivos maiores dentro da competição.

***

Parece que o tempo no Rio dará uma melhorada hoje, então o frio é menos um motivo para que a torcida não vá à São Januário. Está na hora do vascaíno fazer a sua parte no lugar certo: no estádio, apoiando o time que estiver em campo.

Fonte: Blog do Torcedor - ge