Futebol

Blogueiro: Dorival volta com seus prós e contras

Diferente do que a torcida está acostumada a ver nos últimos tempos, a saída de Paulo Autuori foi resolvida rapidamente: o Vasco repatriou Dorival Júnior, técnico que reconduziu a equipe de volta à elite.

Pelo histórico no clube e pelos nomes a disposição no mercado, foi uma boa escolha. Tendo aceitado o valor do teto salarial estipulado pela diretoria, Dorival se torna um técnico com boa relação custo X benefício. Seu perfil disciplinador também é apropriado para o momento, quando a insatisfação do elenco é evidente. Tem uma rigidez de paizão: severo quando necessário, mas aberto ao diálogo.

Tem suas manias, claro. A torcida conhece o estilo Dorival e já deve estar se preparando para ver uma equipe com mais volantes do que gostaria. Fellipe Bastos, Wendel, Sandro Silva e Pedro Ken podem ficar felizes com a escolha. Mas isso pode ter mudado: desde que saiu do Vasco no final de 2009, Dorival passou por outros grandes clubes, ganhou títulos importantes e teve problemas na mulambada justamente por armar um time ofensivo demais.

Carlos Alberto também deve estar satisfeito. Olhando pelo lado positivo, se for mesmo pra renovar seu contrato, melhor que tenhamos o último treinador que conseguiu fazer com que ele jogue com alguma regularidade. Já a molecada – Alisson, Tiaguinho, Marlone, Jhon Clay, Fellipe Soutto, entre outros – talvez tenha motivos pra se preocupar: Dorival é daqueles que aproveitam os jovens com muita cautela, as vezes até demais. Philippe Coutinho, por exemplo, teve bem menos chances com ele como técnico do Vasco do que poderia ter tido.

Na minha opinião, não é o técnico dos sonhos. Mas isso não quer dizer muita coisa: Autuori era um sonho antigo e acabou se transformando em pesadelo. Já que Dorival está de volta, só nos resta torcer por ele e apoiá-lo o máximo possível. Que ele tenha muito sucesso e também uma boa dose de paciência, tanto para encontrar a melhor forma para superar as limitações do elenco como para aguentar os problemas internos do clube. Que os fatos extracampo não atrapalhem (muito) seu trabalho.

Fonte: Blog do Torcedor - ge