Futebol

Bismarck conta como Edmundo deixou o Botafogo para se juntar ao Vasco

Campeão do Brasileirão em 1989, Bismarck marcou época no Vasco e atuou ao lado de grandes ídolos da história cruzmaltina. Nesta sexta-feira (27), o ex-meio-campista é um dos convidados do Resenha ESPN, com transmissão do Disney+ a partir de 22h (de Brasília).

Um dos nomes marcantes a dividir vestiário com Bismarck foi Edmundo, ex-atacante que acumulou mais de uma passagem por São Januário e se imortalizou como um dos maiores ídolos do clube.

Sua história, porém, poderia ter sido muito diferente. E quem mudou tudo foi justamente Bismarck.

Durante o programa, o ex-meia contou como seu pai ajudou Edmundo a sair do Botafogo e vestir as cores do Vasco.

"Sabe quem levou o Edmundo para o Vasco? Meu pai. Ele é mandado embora do Botafogo. A mãe dele era vizinha do meu pai, em São Gonçalo. Ela vai lá e fala 'seu Faria, o Edmundo foi mandado embora do Botafogo. O senhor pode levar ele para o Vasco?'. Meu pai: 'Agora!'", contou Bismarck.

"Aí ele falou com Isaias Tinoco, que era o gerente de futebol do amador, e com o senhor Darcy Peixoto, que era diretor", continuou o ex-meia.

"É uma história boa. Ele (Edmundo) entra no meio de 1991 no júnior, chega arrebentando. Tem um jogo, que o Bruno (Mazzeo) pode lembrar, que ele dribla o time do Botafogo no sub-20. E aí começaram a falar dele. Um ano e meio depois, ele é vendido para a Parmalat por 5 milhões de dólares e arrebenta no Palmeiras", completou.

Edmundo teve, ao longo de cinco passagens pelo Vasco, 243 jogos e 135 gols marcados. Seu período mais marcante no clube foi entre 1996 e 1997, quando foi o principal nome na conquista do título brasileiro, antes de ser vendido à Fiorentina.

Fonte: ESPN