Futebol

Bernardo quer raça da Copa do Brasil presente na Sul Americana

Entre Brasileiro e Copa Sul-Americana, o Vasco vai ter de se adaptar jogo a jogo e usar o enaltecido elenco. Pelo treino tático de ontem, o técnico Ricardo Gomes deu indícios de que vai poupar alguns titulares contra o Palmeiras, amanhã, em São Januário. O time pode ter até cinco modificações em relação à equipe que começou a partida contra o Botafogo. As novidades devem ser Renato Silva no lugar de Dedé, que está na seleção brasileira, Julinho na lateral esquerda, Bernardo no meio e Élton no ataque. No meio, o técnico revezou entre Juninho Pernambucano e Felipe, ao lado de Rômulo e Jumar.

— Não pode ser considerado exatamente um time misto porque todos estão acostumados a jogar. Os jogadores que não são titulares habituais terão a chance de disputar competição internacional. É uma chance de ouro — disse o goleiro Fernando Prass, que está confirmado para a partida.

Experiência internacional
O momento é de nomes sempre pedidos pela torcida darem retorno. Como Bernardo, que ganhará nova chance na equipe. Mesmo sem participar dos últimos três jogos do Vasco, o meia continua como artilheiro da equipe com 12 gols. O jogador preferiu não confirmar sua escalação antes da palavra final do treinador e afirmou entender as decisões de Ricardo Gomes.

— O Diego Souza vem em um momento maravilhoso primeiramente. Estou tranquilo, sei que fiquei fora porque o Ricardo procurou manter a equipe. Sou muito novo ainda, tenho que pegar experiência com eles — afirmou.

Com a vaga garantida na Libertadores, a Sul-Americana perde parte da sua importância. Apesar de os jogadores do Vasco afirmarem que todo título é sempre bem-vindo.

— Vale o título internacional. Qualquer título é importante — declarou Prass.

Outro fator para não abdicar da competição é a experiência internacional. Já pensando na Libertadores do ano que vem, se o Vasco passar da primeira fase terá pela frente partidas típicas do futebol sul-americano.

— Esta competição é boa para ir sentindo o clima, a questão da arbitragem, jogar na altitude... — enumerou.

Assim que acabar o jogo de amanhã contra o Palmeiras, o Vasco permanecerá concentrado no adversário. No domingo, também em São Januário, o time voltará a enfrentar os paulistas pelo Brasileiro e não poderá contar com Dedé e Diego Souza, ambos suspensos.

— É menos complicado se nós e eles jogarmos com as mesmas formações porque haverá um período curto para organizar — disse Prass.

Amanhã, o resultado importa mais pelo número de gols — principalmente não levá-los.

— Sabemos que é importante evitar o gol dentro de casa. Se não for na técnica, vai ser na raça como na Copa do Brasil — admitiu Bernardo.

Ontem, em reunião na Sede Náutica, na Lagoa, o Conselho Deliberativo do Vasco confirmou o atual presidente Roberto Dinamite para o mandato do triênio 2011/2012/2013. No dia 2 de agosto, a chapa de Dinamite vencera as eleições e nomeou 120 novos conselheiros. A chapa do segundo lugar, Leonardo Gonçalves, teve direito a 30 membros, e se juntou aos 150 conselheiros natos. Os 300 integrantes do Conselho decidiram pela permanência de Dinamite no cargo. A posse acontecerá no dia 19 de agosto.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo