Futebol

Bernardo: "Essa vitória representa a união do grupo"

O torcedor do Vasco que lotou São Januário ontem esperava ver o time repetir a atuação de domingo na goleada sobre o Bangu, mas a noite foi bem diferente. Apesar de também ter terminado em festa, a vitória de virada por 2 a 1 sobre o ABC-RN que garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, foi conseguida com sofrimento e uma ajuda do juiz. Na próxima fase, o time pega o Náutico.

— Essa vitória representa a união do grupo — disse Bernardo, autor do gol decisivo.

Cascata marca para o ABC

Ao fim do primeiro tempo, uma estatística mostrava bem o que vinha sendo o jogo. O Vasco havia finalizado 22 vezes, contra apenas cinco do ABC. Ao mesmo tempo que indicava presença marcante no campo de ataque, o número de chutes também era sinal de uma certa ansiedade do Vasco em tentar, de qualquer maneira, o gol que daria tranquilidade. E, de tanto se expor, o time cedeu espaços para o contra-ataque. Num deles, aos 18, Cascata passou por Allan, invadiu a área e fez 1 a 0 ABC.

Quando o juiz Emerson Ferreira marcou pênalti inexistente de Tiago Garça em Ramon e expulsou o zagueiro do ABC, aos cinco do segundo tempo, a sorte parecia estar mudando de lado. Alecsandro bateu mal, mas empatou. O problema é que, mesmo com um homem a mais, o Vasco continuava forçando as jogadas. A entrada de Bernardo no lugar de Fellipe Bastos foi a maneira que o técnico Ricardo Gomes encontrou de dar mais qualidade ao ataque. Foi o que aconteceu. Aos 32, Éder Luís foi à linha de fundo e cruzou para trás. Bernardo dominou na coxa e fuzilou o goleiro para fazer 2 a 1 e selar a sofrida classificação.

Vasco: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon (Márcio Careca); Rômulo, Fellipe Bastos (Bernardo), Felipe e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro (Leandro). ABC-RN: Welligton, Pio, Tiago Garça, Irineu e Renatinho Carioca; Basilio, Bileu, Reinaldo (Alessandro) e Cascata (Gabriel); Éderson (Jackson) e Leandrão. Juiz: Emerson Ferreira. Cartões amarelos: Reinaldo, Ramon, Allan, Tiago Garça, Leandrão, Bernardo, Alecsandro e Irineu.Cartão vermelho: Tiago Garça.Público pagante: 15.315. Renda: R$241.500.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo