Bernardo assume 'cavada' e busca reencontrar bom futebol
Uma nova chance para uma trajetória quase interrompida. É assim que o meia Bernardo enxerga a transferência para o Al-Khaleej, da segunda divisão da Arábia Saudita. Durante a passagem pelo Vasco, que durou de 2011 a 2015, o jogador se envolveu em algumas polêmicas e viu a carreira desandar. Chegou a rodar por clubes do Brasil e do exterior, mas sem ter continuidade. Agora, aos 28 anos, no Oriente Médio, ele garante estar mais maduro e disposto a retomar os tempos de bom futebol.
– Fico muito feliz com esse novo ciclo. Vou aproveitar para fazer o melhor, o que eu sei de melhor. Tenho certeza que, assim, o meu mercado no Brasil voltará – disse.
O desejo de chamar atenção em terras brasileiras é causado pela má impressão deixada nos últimos anos. Enquanto ainda pertencia ao Vasco, foi emprestado para Palmeiras, Santos e Ceará. Depois que deixou o Cruz-Maltino, ainda passou por Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, Coritiba, Botafogo-SP, Al-Tadhamon, do Kuwait, e Ipatinga. Em nenhum dos clubes, conseguiu ter sequência de jogos e, entre uma aventura e outra, chegou a ficar desempregado por meses.
– Foi um momento difícil. Eu jamais pensei que passaria por uma situação dessa. Era horrível ficar parado. Via meus companheiros, com quem tinha jogado, voando no futebol brasileiro e fora do país também. Isso me deixava muito triste. O meu passado atrapalhou bastante.
Esse passado a que Bernardo se refere foi repleto de polêmicas. No Rio de Janeiro, teve o nome envolvido em uma confusão com traficantes e chegou a ser acusado de agredir a então ex-namorada, atual esposa. Problemas que, segundo o próprio jogador, aconteceram devido à ilusão com a fama.
– Sou do interior de São Paulo. Nasci em Sorocaba. Aí, cheguei em uma cidade grande, comecei a fazer gols, a aparecer na televisão. Pessoas se diziam amigas, se aproximavam. Eu me iludi com isso – afirma.
Torcedores ainda guardam carinho
É certo que a carreira foi prejudicada pela indisciplina de Bernardo fora dos gramados. No entanto, o jogador diz que o carinho dos torcedores não diminuiu. Desde a conquista da Copa do Brasil de 2011 pelo Cruz-Maltino, o meia mantém laços com vascaínos.
Vez ou outra, os fãs ainda vão às redes sociais pedir a volta de Bernardo ao Rio de Janeiro. O apoio da torcida fez o jogador tentar um retorno, algo de que se arrepende.
– Eu dei uma cavada há um tempo atrás, mas não vou fazer mais isso. Quero trabalhar. Não sabemos como é o futuro. Tenho que me valorizar e esperar as oportunidades aparecerem – pondera.
Uma nova chance já foi dada, e Bernardo pode estrear com a camisa do Al-Khaleej no próximo dia 29, contra o Al Jeel. Com contrato de um ano, ele terá tempo de mostrar quais são os reais objetivos para a sequência da carreira.
– É jogar bola, porque as coisas acontecem naturalmente. Eu vou buscar coisas boas, coisas grandes, voltar a ser valorizado no Brasil, jogar num grande clube, de pressão, de torcida. Isso é o meu sonho.
Fonte: ge