Torcida

Bem humorado, Joel Santana relembra entrevista em inglês, de 2009

“Papai Joel” é um sucesso, não só pela quantidade de títulos que coleciona como treinador de futebol, mas também por seu tom divertido, simpático e simples de falar sobre tudo. Essa figura carismática do futebol brasileiro foi um dos convidados do “Redação SporTV” desta terça-feira, ao lado do correspondente inglês Tim Vickery, que não perdeu a oportunidade de brincar com Joel sobre sua fama de ser fluente no idioma da Rainha.

Episódio aconteceu que aconteceu há quatro anos, durante a Copa das Confederações de 2009, na África do Sul, quando treinava a Seleção anfitriã, ficou famoso, virou hit de internet e rendeu até comercial para Joel Santana falar inglês. Com muito bom humor, “Papai Joel” revelou de onde tirou coragem aquele dia para assumir publicamente seu inglês limitado e, hoje, se diverte com a situação.

- Eu achei um meio de me confortar e de confortar o meu hábito como técnico. Eu trabalho fora do país há mais de 20 anos. Eu comecei a trabalhar nos Emirados Árabes, e trabalhei quatro anos, e quatro anos falando inglês com os meus garotos, e quatro anos eu fui campeão. Parece ser até uma coisa engraçada, mas nos entendíamos, mas eles também falavam mal inglês. Aliás, são poucas as pessoas que falam bem inglês. Eu me arrisquei naquela época na África do Sul, por um acontecimento, o treinador da Inglaterra era um italiano que não falava bem o inglês. A imprensa inglesa, que é muito nobre, falou comigo: “Amigo, não queremos saber se você está falando certo ou errado, nós queremos saber do seu sentimento”.
E acho que o futebol tem que ter sentimento, pois se você não tiver sentimento, se você só filosofar, não chega a lugar nenhum. Por isso, naquela época, eu me arrisquei. Aquilo foi um ganho, porque além de falar o inglês que eu me entendo, porque isso é importante, arrumei um jeito de ser um bom garoto propaganda - finalizou rindo.

Logo após encerrar a carreira como zagueiro, Joel viu a oportunidade de ser treinador e topou o desafio de comandar sua primeira equipe nos Emirados Árabes. O Al Wasl Club foi o primeiro clube onde iniciou sua carreira vitoriosa de títulos. Joel também é reconhecido por ter sido o único campeão estadual com os quatro grandes clubes cariocas, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, onde também conquistou o Brasileiro de 2000.

Fonte: Sportv.com