Outros Esportes

Beach Soccer: Vasco começa caminhada no Mundial nesta terça-feira

Dono do primeiro título, em 2011, time carioca volta à competição depois de seis anos querendo voltar ao lugar mais alto do pódio.

O Vasco começa nesta terça-feira, às 10h30, sua caminhada no Mundialito de Clubes de Futebol de Areia contra o Club Nacional (PAR). Terceiro colocado do ranking mundial da modalidade, o Cruz-Maltino busca o segundo título de sua história no torneio.

O SporTV transmite todos os jogos do Vasco no Mundialito de Clubes de Futebol de Areia, entre os dias 26 e 28 de outubro.

O Nacional promete fazer jogo duro na estreia. A equipe é a base da seleção paraguaia, uma das principais potências sul-americanas da modalidade ao lado de Brasil e Uruguai. Benjamin Jr. crê em jogo complicado contra os paraguaios.

- Sabemos que não vai ser um jogo fácil. A gente espera fazer tudo que temos feito aqui nos treinamentos e colocar em prática tudo lá e, se Deus quiser, sair com a vitória.

Hoje técnico da equipe, Betinho foi campeão do Mundialito em campo pelo próprio Vasco, em 2011, e com direito ao gol do título. O técnico crê que a experiência pode beneficiar o time carioca em Moscou.

- A maioria desses jogadores fez parte daquela conquista, da preparação. Eu procuro estar levando um pouco para eles do que aconteceu em 2011 para que eles possam desenvolver dentro de campo - destacou o treinador.

Além do Cruz-Maltino e do Nacional, Lokomotiv, da Rússia, e Levante da Espanha completam o grupo A. O torneio começaria na quarta-feira, mas sofreu alteração e foi antecipado para terça devido a quarentena que a Rússia vai entrar por causa do crescimento das mortes por Covid. Confira a agenda:

Terça - 26/10 - 10h30 - Vasco da Gama x Club Nacional (PAR)

Quarta - 27/10 - 04h00 - Vasco da Gama x Levante UD (ESP)

Quarta - 27/10 - 14h30 - BSC Lokomotiv (RUS) x Vasco da Gama

A outra chave tem o atual bicampeão do torneio Braga, de Portugal, além do Spartak Moscou, da Rússia, Dínamo Minsk, de Belarus, e o Tokyo Verdy, do Japão. Essa é a primeira participação vascaína no torneio desde 2015, quando foi vice-campeão ao perder a final para o Barcelona.

Força da torcida e nomes conhecidos

Para chegar até a capital russa, o time carioca precisou, mais uma vez, contar com a força de sua enorme torcida, que sempre ajudou o clube nos momentos de maior necessidade. Sem um patrocínio master, a equipe precisou de uma vaquinha online da torcida para custear a viagem e os testes de Covid, obrigatórios no torneio.

Força da torcida e nomes conhecidos

Para chegar até a capital russa, o time carioca precisou, mais uma vez, contar com a força de sua enorme torcida, que sempre ajudou o clube nos momentos de maior necessidade. Sem um patrocínio master, a equipe precisou de uma vaquinha online da torcida para custear a viagem e os testes de Covid, obrigatórios no torneio.

"O fator torcida do Vasco faz toda a diferença. É só olhar também no campo, depois que foi liberado o torcedor, o time vem numa crescente. Na areia também, todos os lugares que vamos jogar recebemos esse carinho e esse apoio", disse Mauricinho, atacante cruz-maltino e da seleção.

Mauricinho não é o único conhecido a defender os Vasco nas areias russas. Catarino, zagueiro da seleção brasileira, também estará entre os titulares. Outro nome pode soar familiar a quem acompanha o futebol de areia há mais tempo: Benjamin... Júnior.

Filho de um dos maiores jogadores da história da modalidade, o atacante de 27 anos se consolida como um dos destaques da equipe cruz-maltina na busca pelo bicampeonato mundial e quer honrar a camisa que o pai também defendeu.

- É um sonho poder disputar esse Mundialito com a camisa do Vasco. Ele [Benjamin] foi campeão aqui também, eu lembro bem menor de vir acompanhando, porque eu sempre acompanhei e fico feliz do meu pai também ter vestido essa camisa - afirmou o "Benjinha", como é conhecido.

Em todas as quatro vezes que jogou o torneio, os cariocas terminaram no pódio. Em 2011, na primeira edição que aconteceu no Rio de Janeiro, o Vasco foi o campeão vencendo o Sporting (POR) na decisão. Ainda foram dois bronzes, em 2012 e 2013, e a prata em 2015.

Essa é a terceira edição consecutiva da competição que terá a Rússia, atual campeã mundial de seleções, como sede. Nas quatro primeiras, um time brasileiro sempre foi à final. Nas três últimas, o melhor resultado foi um terceiro lugar de Corinthians (2017) e Flamengo (2019).

Histórico do Mundialito de Clubes

2011 - Campeão: Vasco; vice: Sporting-POR

2012 - Campeão: Lokomotiv-RUS; vice: Flamengo

2013 - Campeão: Corinthians; vice: Flamengo

2015 - Campeão: Barcelona; vice: Vasco

2017 - Campeão: Lokomotiv-RUS; vice: Pars Jonoubi-IRN

2019 - Campeão: Braga-POR; vice: Catânia-ITA

2020 - Campeão: Braga-POR; vice: Spartak-RUS

Fonte: Globo Esporte