Beach Soccer: Edmundo fala sobre o carinho da torcida em Manaus
MANAUS (AM) - Edmundo voltou ao beach soccer. E brilhou como nos velhos tempos. Reforço do campeão mundial na Copa Brasil de Clubes de Beach Soccer 2011, o ex-atacante vestiu a camisa 10 do Vasco da Gama e foi decisivo na vitória sobre o Flamengo por 4 a 3 (Edmundo (2), Bruno Xavier e Rafinha, para o \"Gigante da Colina\", Patrick, Lekão e Raphael, para o Rubro-Negro), no clássico disputado há pouco, na noite desta sexta-feira, dia 20, na Arena do Centro Cultural Povos da Amazônia, o \"Coliseu do beach soccer\". E a noite foi especial para a modalidade: 31.549 pessoas lotaram as arquibancadas (segundo informações oficiais da Polícia Militar - além de cerca de 10 mil que não conseguiram entrar) e Manaus estabeleceu o novo recorde mundial (o anterior era de cerca de 10 mil pessoas na primeira edição do Campeonato Mundial, em 1994, em Copacabana (Rio de Janeiro). Nos outros jogos da rodada, o Botafogo derrotou o Corinthians por 5 a 3 (gols de ) e ratificou o primeiro lugar do Grupo B, deixando o \"Timão da Areia\" na segunda posição. Sampaio Corrêa (MA) e Vitória (BA) foram eliminados. Na chave A, o Vasco terminou em primeiro, deixando o Flamengo em segundo lugar. Santa Cruz (PE) e Manaus (AM) foram eliminados. Neste sábado, dia 21, a partir das 10h30min (horário de Brasília), Botafogo e Flamengo fazem o clássico carioca que vale uma vaga na decisão. Às 12h (horário de Brasília), Corinthians e Vasco da Gama decidem o outro finalista.
- Vim do Rio de Janeiro para cá e não sabia do carinho e do respeito das pessoas comigo, e, principalmente, com o Vasco. Eu já parei de jogar, reviver isso tudo é sempre muito gratificante. A prefeitura de Manaus e a secretaria de Esportes estão de parabéns pela estrutura, por toda essa festa. São poucas as pessoas que tem essa iniciativa. Esse é um esporte nosso, totalmente brasileiro, somos os maiores vencedores na modalidade e espero que a ideia seja expandida, que vá para outras cidades, receber esse carinho. Manaus não tem praia, mas mostrou competência. Foi um jogo maravilhoso, disputado, e o carinho que eu recebi é algo que não vou esquecer - afirmou Edmundo.
O campeonato é organizado pela Federação Amazonense de Beach Soccer, em parceria com Prefeitura de Manaus e Governo do Estado do Amazonas, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) e patrocínio de Nike e Kaiser. As semifinais acontecem na manhã deste sábado, dia 21, e a decisão neste domingo, dia 22. A Arena do CCPA fica localizada na Avenida General Rodrigo Otávio, s/n - Distrito Industrial. A entrada é gratuita.
Na abertura da terceira e decisiva rodada do campeonato, o Vitória (BA) venceu o Sampaio Corrêa (MA) por 3 a 1 (gols de Dino Tambaú (2) e Sávio, para os baianos, Moisés, para os maranhaneses), resultado que eliminou os times nordestinos. Na sequência, o Botafogo (RJ) venceu o Corinthians (SP) por 5 a 3 (gols de Juninho (2), Bernardo (2) e Fred, para os cariocas, Juninho Alagoano (3), para os paulistas), mantendo a invencibilidade no torneio. O \"Coliseu\" foi tomado no começo da noite. De um lado, os rubro-negros. Do outro, os vascaínos, dividindo a arena, numa festa bonita, coroada por um grande jogo, em que Edmundo roubou a cena. Outro ídolo estava presente, mas do lado de fora: na cabine de transmissão, Romário comentava a partida para uma emissora de TV.
Num confronto bastante equilibrado, o Vasco da Gama - sem Jorginho, cumprindo suspensão automática -, chegou a abrir 3 a 0, com Edmundo marcando duas vezes, mas o Flamengo esboçou uma reação, diminuindo para 3 a 2. O campeão do mundo fez mais um, o Rubro-Negro descontou, mas a vitória foi portuguesa: 4 a 3. Fechando a rodada, o anfitrião Manaus (AM), com apoio da torcida, venceu o Santa Cruz (PE) por 6 a 4 (gols de Mauricinho (4), Silvinho e Ney Júnior, para os manauaras, Leandrinho (2), Anderson e Lucas, para os pernambucanos).
BRUNO XAVIER (VASCO DA GAMA)
- Ninguém gosta de perder um clássico como esse, mesmo já estando classificado. Mostramos a entrega de sempre e agora teremos o Corinthians pela frente. É um time recheado de craques e não será nada fácil.
CLAUDINHO (FLAMENGO)
- Cesinha estava numa noite feliz hoje e perdemos muitos gols. O importante é que estamos classificados. Vamos com tudo para cima do Botafogo e tentar garantir um lugar nessa decisão, porque queremos o título.
GILBERTO COSTA (TÉCNICO DO BOTAFOGO)
- As duas equipes já estavam classificadas para a semifinal, foi como um treino de luxo, e aproveitei para dar ritmo a jogadores que ainda não tinham entrado em quadra. Vamos ter uma semifinal dura, o Flamengo é um time muito forte, e é um clássico. Não podemos dar espaços a eles, não podemos errar.
ALEXANDRE SOARES (TÉCNICO DO CORINTHIANS)
Ficamos em um grupo muito difícil e, neste jogo, chegamos com quatro jogadores pendurados. Nosso time é jovem, e já sabíamos que ia ser um jogo equilibrado, apesar de já estarmos classificados. Agora é pensar no Vasco, que tem um grupo de qualidade. É uma decisão, vamos lutar para chegar à essa final.
OUTROS JOGOS
Acompanhe os resultados, informações e visite a galeria de fotos dos demais jogos da Copa Brasil de Clubes no site oficial da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) - www.cbbsbrasil.com.br.
TWITTER
A Copa Brasil de Clubes de Beach Soccer 2011 está no Twitter: acesse @copabrasil_bs.