Beach Soccer: Bruno Xavier marca e Brasil vence Seleção do Mundo
Neste domingo, na Arena da Represa de Guarapiranga em São Paulo, palco do beach soccer nacional e internacional nos próximos meses com vários eventos (Circuito Brasileiro de clubes (3 e 4 de março), Campeonato Brasileiro de clubes (de 21 a 25 de março), II Mundial de Clubes (de 1º a 8 de abril)), o Brasil derrotou a Seleção do Mundo por 4×2, com gols de Bruno Malias, Sidney, André e Bruno Xavier para a nossa seleção e de Gil (USA) e Amarelle (Espanha) para a seleção mundial.
O Brasil mostrou estar melhor preparado fisicamente que a Seleção do Mundo, os jogadores brasileiros tiveram uma semana intensiva de treinamentos muito importante, enquanto que os jogadores da Seleção do Mundo chegaram somente na sexta a SP e tiveram apenas 1 dia para treinar, alguns vindo de muito longe como Rússia, Japão! A Seleção do Mundo sentiu claramente o calor brasileiro, o goleiro russo veio de um frio de -20º, além dos atletas demonstrarem estar claramente fora de forma fisica e técnica, como os jogadores de destaque mundial Madjer, Alan e Stankovic. A volta dos treinamentos intensivos é essencial para a evolução da Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) tem à disposição um Centro de Treinamento maravilhoso aqui no CEFAN/RJ, construído e custeado pela Marinha do Brasil (a CBBS não gastou nada) com o nosso apoio (Rodrigo Cação e meu), porém não o utiliza como deveria, é preciso seguir o modelo de outros esportres de sucesso como o vôlei, que utiliza à exaustão o seu Centro de Treinamento em Saquarema e vem crescendo a cada ano em todas as categorias. Queremos incluir o beach soccer no rol de esportes olímpicos, um sonho de todos, mas para isso é preciso investimento da CBBS nas categorias de base, na categoria feminina, utilizando a grande estrutura do CT no CEFAN/RJ. Para alcançarmos este nosso sonho, antes de colocarmos a culpa nos outros, temos que fazer o nosso trabalho!
Mesmo com todas as dificuldades, a Seleção do Mundo conseguiu equilibrar bastante a partida e vimos novamente que o Brasil ainda precisa melhorar e muito para voltar ao posto de melhor equipe do mundo, após as últimas derrotas na Copa do Mundo para a Rússia, no Torneio de Dubai novamente para a Rússia e na Copa Lagos para a Nigéria, jamais o Brasil havia sido derrotado por uma equipe africana. O Brasil fez seus gols em grandes jogadas individuais de seus jogadores, mas faltou um poderio coletivo maior. A defesa, ponto muito forte do Brasil nos últimos anos, permanece muito fragilizada e se não fosse o goleiro Mão, ontem, melhor jogador da partida sem dúvida alguma, a história do jogo poderia ser diferente. A Seleção do Mundo teve mais finalizações do que o Brasil durante a partida e o goleiro Mão fez a diferença, mostrando que é um dos melhores goleiros do mundo. Quando eu ainda estava vestindo a camisa da seleção, a defesa era formada por mim e pelo Buru, tendo Daniel, Bueno e Betinho como opções e era difícil o Brasil ser tão atacado, depois a mesma coisa com Buru e Bueno, tendo Daniel e Betinho como opções. A defesa forte era a base para que os atacantes pudessem ter mais tranquilidade, na última Copa do Mundo, quando perdemos a final levando 12 gols da Rússia, Bueno e Daniel fizeram muita falta, assim como fizeram nos últimos torneios (Dubai e Copa Lagos) onde o Brasil também foi derrotado. Não concordo com uma convocação que tenha apenas um defensor (Souza) de origem, estou surpreso de ler que o Fernando DDI agora é defensor, sempre o considerei como atacante/pivô, inclusive quando ainda jogava e o marcava de perto. A Seleção Brasileira precisa de mais consistência e equilíbrio entre os setores, precisa de uma defesa mais equilibrada com a volta de Buru, Bueno, Daniel e Betinho, ou pelo menos alguns deles. Respeito o trabalho da Comissão Técnica atual, mas é preciso que o time tenha mais equilíbrio, não me lembro da época que o jogador de mais destaque da seleção fosse o goleiro.
O Treinador Guga fez uma nova convocação, dando oportunidade a novos jogadores, para a disputa de 2 torneios sulamericanos na Argentina (Copa Partido de La Costa (na cidade de mesmo nome, próxima à capital Buenos Aires, de 24 a 26 de janeiro), e, em seguida, a Copa Mercosul Taça de La Pátria em Corrientes de 27 a 29) contra os donos da casa, Paraguai e Uruguai e novamente deixou de fora os 4 nomes (Buru, Bueno, Betinho e Daniel) citados acima, que não estão machucados ou com qualquer outro problema. Os convocados são: Mão e Rafael (goleiros), Fernando DDI, Souza e Toinho (defensores), Bruno Xavier, Anderson e Datinha (alas), André e Dino Tambaú (atacantes).
Parabéns a todos pela vitória e manutenção da invencibilidade neste desafio contra a Seleçao do Mundo, com 7 vitórias em 7 jogos e sucesso aos que foram convocados para os torneios na Argentina! Repito mais uma vez que respeito a todos acima de tudo, porém não posso deixar de emitir a minha opinião aqui no blog também em respeito a quem me acompanha por aqui.
Mais lidas
- 1 Roger Flores, sobre o novo técnico do Vasco: 'Ouvi falar...' TOP
- 1 Vasco vai 'abrir mão' de alguns jogadores para 2025 TOP
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final TOP
- 0 Entrevista de Payet para a imprensa francesa deixa claro sobre o seu futuro TOP
- 2 Felipe pode surpreender e já usar Coutinho e Payet como titulares TOP
- 1 Coutinho se irrita com os erros contra o Corinthians e cenas viralizam TOP
- 0 Felipe Maestro perde mais um familiar TOP
- 2 Galdames é o 1° nome da barca de 2025 do Vasco TOP
- 1 Os funcionários que vão compor a comissão técnica de Felipe TOP
- 0 Pezzolano é um dos nomes que estão na mesa do Vasco, revela Roger Flores TOP