Outros Esportes

Basquete: Vasco quer afastar a crise contra o Vitória

Quando venceu o Torneio de Minas Gerais, derrotando Flamengo, Basquete Cearense, Minas, Botafogo e Vitória, em outubro, o Vasco iniciou a temporada dando o recado de que viria com tudo para o Novo Basquete Brasil. Mas, a competição começou, lá se foram cinco rodadas, e o Cruz-Maltino ainda não se encontrou. São quatro derrotas, a última para o Basquete Cearense, e a vice-lanterna do torneio. Caso a primeira fase terminasse por agora, o que não é o caso, os cariocas estariam fora dos playoffs. A pressão por resultados cresce, e nesta quinta-feira a equipe do técnico André Barbosa terá mais uma chance de afastar a crise. A partir das 21h, no Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, o Vasco pega o Vitória, com transmissão ao vivo do SporTV.

Do outro lado, o Vitória não vive situação diferente, mas ao contrário do Cruz-Maltino, que perdeu para o Basquete Cearense na terça-feira, o Rubro-Negro venceu, triunfando sobre o Botafogo por 86 a 76 dentro de casa em 29 de novembro, última vez que entrou em quadra. Só que em três jogo no torneio a equipe que terminou o último NBB em terceiro venceu apenas um. A diferença é que enquanto o Vasco perdia para os cearenses, o Vitória saboreava o título do Campeonato Baiano, conquistado no último dia 3, sobre o Fênix.

- Esse título é importante para nós. O Campeonato Baiano nos ajudou na preparação para o NBB e pude dar mais ritmo de jogo para todo o grupo. Fico feliz de ver o esporte crescendo na Bahia - disse o técnico Régis Marelli, que também teve o Vasco pela frente em amistosos no Rio de Janeiro, logo no começo da preparação para o NBB.

No Vasco, após a derrota na última rodada, o elenco foi rapidamente para os vestiários. Nenhum jogador conversou com a imprensa. Para este ano, o Cruz-Maltino investiu pesado para o NBB. Aumentou o orçamento em 30% e contratou Lucas Mariano, melhor pivô da temporada passada, e Fúlvio, melhor armador. Além deles, chegaram Giovannoni, Gui Deodato, entre outros. Mas em quadra a equipe ainda comete erros que nas partidas anteriores custaram caro.

Além de colocar frente a frente duas equipes que precisam embalar, o confronto também terá o reencontro de dois caras que estavam em lados opostos na última temporada. Hoje no Vitória, Murilo era pivô do Cruz-Maltino no NBB 9. E outro pivô, o americano Chris Hayes, fazia parte do elenco do time baiano na temporada passada.

Fonte: ge