Outros Esportes

Basquete: Vasco e Botafogo abrem as semifinais do Carioca

O Campeonato Carioca de basquete chegou ao seu momento decisivo. Botafogo e Vasco começam a medir forças por um lugar na decisão. Na outra semifinal, esta a partir do dia 19, Flamengo e Niterói decidem a outra vaga. Com apenas quatro clubes, a primeira fase do estadual do Rio de Janeiro serviu para definir o chaveamento do mata-mata. O Rubro-Negro, invicto após seis jogos, ganhou o direito de encarar o lanterna, que ainda não venceu. E o Alvinegro, segundo colocado, encara o Cruz-Maltino com a vantagem de jogar duas partidas em casa na série melhor de três confrontos. O primeiro será nesta terça-feira, às 20h, no Ginásio Oscar Zelaya, com ingressos por R$ 10 (R$ 5 meia-entrada).

Completamente reformulados, Botafogo e Vasco ainda buscam melhor ajuste neste começo de temporada. E o Alvinegro começou bem melhor. Jogou duas vezes contra o rival e venceu ambas. A última no fim de semana, por 74 a 65. O desempenho coloca a equipe como favorita na semifinal, mas ninguém pensa em moleza em General Severiano, já que o Vasco entrará mordido pelo momento.

- Vim para o Botafogo com o propósito de fazer a melhor temporada da minha vida. A equipe está de parabéns, soube acelerar e administrar o jogo nas horas certas e mostrou maturidade pare vencer. A bola foi bem trabalhada e eles conseguiram encontrar um espaço importante para me favorecer. Foi um grande jogo! Agora é reparar nossos erros e voltar com tudo para jogar contra eles de novo - disse o pivô Ansaloni, cestinha do Alvinegro na vitória do fim de semana sobre o Vasco com 33 pontos.

No Vasco, o momento é de colocar a cabeça no lugar. O time fez quatro clássicos na primeira fase do estadual e não venceu nenhum. Duas derrotas para o Flamengo e outras duas para o Botafogo. Após alto investimento no NBB 10, o time foi todo refeito, com orçamento reduzido, e o comando técnico foi trocado com a chegada de Alberto Bial. O time ainda não conseguiu decolar e vê nesse mata-mata a chance de começar a dar retorno em quadra. Duda e Vithinho, lesionados, são dúvida para o jogo 1.

- É lógico que é uma situação diferente quando chega o playoff. No Carioca, se diferencia do NBB, é muito próximo da fase de classificação. Sabemos de todas as dificuldades que é enfrentar o Botafogo, mas entramos com o pensamento de buscar a vitória. Queremos fazer uma boa série para jogar uma final. Saí daqui há 20 anos jogando duas finais de Estadual. Sei como é bom isso - citou Alberto Bial.

As semifinais
Botafogo x Vasco
Jogo 1 - 11 de setembro, terça, às 20h, no Oscar Zelaya
Jogo 2 - 15 de setembro, sábado, às 15h, em São Januário
Jogo 3 - 18 de setembro, terça, às 20h, no Oscar Zelaya (se necessário)

Flamengo x Niterói
Jogo 1 - 19 de setmbro, quarta, às 15h, na Gávea
Jogo 2 - 20 de setembro, quinta, às 20h, no La Salle
Jogo 3 - 22 de setembro, sábado, às 14h, na Gávea (se necessário)

Fonte: ge