Basquete: Vasco Basketball analisa Vasco 90 x 74 Basquete Cearense
Diferente do primeiro amistoso do time no ano, em que acabou derrotado pelo próprio Basquete Cearense por quatro pontos, o Vasco venceu a forte equipe nordestina por 90 a 74 e demonstrou organização e espírito competitivo.
O JOGO:
O Gigante do Basquete começou a partida com a mesma escalação do último jogo: Fúlvio, David Jackson, Gui Deodato, Giovannoni e Lucas Mariano. Logo de início, era perceptível a persistência da organização defensiva. Com lindas bolas de 3 do norte-americano David Jackson, o Vasco estava trocando pontos com o Basquete Cearense. O quarto terminou 23-24 para o adversário.
No segundo quarto, a genialidade de Fúlvio prevaleceu sobre a defesa do 'Carcará'. Lindas assistências para bandejas e enterradas de Lucas Mariano fizeram com que o Vasco continuasse perturbando. Mesmo assim, o Basquete Cearense terminou o período superior: 40 a 37.
No terceiro período, o treinador André Barbosa utilizou o banco de reservas e a vantagem começou a aparecer. Dedé Stefanelli - em bolas de três - retomou as rédeas da partida junto ao Nezinho e o Vasco terminou com a vantagem de cinco pontos.
No último quarto o time deslanchou. O armador Nezinho acertou duas bolas de três e a defesa funcionou perfeitamente. A vantagem chegou a ser de dezoito pontos. E não deu outra: vitória do Gigante do Basquete por 90 a 74.
Nota importante: Retorno do ala Gustavo Basílio, que não disputou a primeira partida. Atuou por 4 minutos na vitória.
PONTUAÇÃO:
Lucas Mariano: 18p e 6reb
Gui Deodato: 8p, 2ast e 2reb
Fúlvio: 9p e 10ast
Giovanonni: 15p e 8reb
David Jackson: 19p e 3ast
Dedé Stefanelli: 6p, 3reb e 1ast
Nezinho: 13p, 5reb e 2ast
Renato: 2p e 5reb
Desfalques da partida:
1) Luiz Filipe e Matheus Henry:
Os dois jovens do sub-19, que estão treinando com os profissionais, não viajaram à Minas Gerais.
2) Chris Hayes:
O norte-americano viajou com o elenco para a disputa da Copa Avianca, mas ainda não se encontra em condições de participar de um jogo oficial.
ANÁLISE GERAL:
O elenco do Vasco, mesmo com os desfalques dos dois meninos da base que treinam junto ao profissional e o norte-americano Hayes (recupera-se de lesão no joelho), mostrou estar mais homogêneo. O ataque funcionou muito bem e as bolas do perímetro caíram. Novamente a defesa foi ponto chave para o triunfo cruzmaltino contra a excelente equipe cearense.
Agora o Vasco da Gama têm 100% de aproveitamento na Copa Avianca e enfrenta amanhã a equipe do Botafogo, também às 16 horas, sem transmissão da TV ou internet (apenas tempo real).
Por: João Pedro Farah