Outros Esportes

Basquete: Vasco aposta em técnico local para voltar à elite da modalidade

O Vasco da Gama está de volta ao cenário nacional de basquete. Neste ano, a equipe disputa a Liga Ouro, divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB). Pensando em integrar a elite no ano que vem, o clube recorreu a um treinador que conhece São Januário profundamente. Trata-se de Christiano Pereira, que possui 43 anos de idade, dos quais 30 foram dedicados ao Vasco, inclusive presenciando uma época do basquete que não sai da memória do torcedor.

- Posso dizer que passei por todas as categorias de pré-mirim a adulto. Mas não com a dimensão e a responsabilidade que é agora estarmos brigando por uma volta à elite nacional. Foi uma época de glórias, de conquistas. O Vasco não poderia, naquela época, ter montado um grupo tão capaz e tão experiente e que representou o que é o peso da camisa do Vasco em todas as conquistas - afirma. 

Nos quatro anos dourados, o basquete vascaíno teve três treinadores: Alberto Bial, em 1997, o porto-riquenho Flor Milendez, em 1998 e 1999 e Hélio Rubens, a partir de então. O atual treinador pôde acompanhar de dentro o trabalho de todos eles.  

- Tive oportunidade de trabalhar diretamente com o Bial. Com a chegada do Fofo (Flor Milendez) trouxe o Carlito, que era assistente dele direto. Na ocasião eu era técnico da equipe sub-15 do Vasco, o infantil. Com o Hélio, a gente tinha grande liberdade com ele. Era o último ano dele aqui, eu já estava dirigindo a equipe juvenil do Vasco e pude ter um contato maior – revelou.  

Pereira acompanhou a era de ouro do basquete do Vasco, de 1997 a 2001. Foram nove títulos nesse período, sendo quatro internacionais. Nessa época, o Vasco tornou-se a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA, na final da torneio interclubes de, 1999. O Gigante da Colina acabou perdendo para o San Antonio Spurs. No entanto, em quadras brasileiras, era o time a ser batido. Christiano fala desse recomeço e disse esperar apoio da torcida. 

- Hoje é uma história diferente. A gente está buscando um novo espaço. Espero a casa lotada, empurrando a equipe a todo momento – afirmou o treinador.

Fonte: Sportv.com