Basquete: LNB destaca ação social promovida pelo Vasco
A partida entre R10 Score Vasco da Gama e Caxias do Sul Basquete foi especial por dois motivos para o Gigante da Colina. Um deles, foi que o time cruzmaltino recebeu crianças e adolescentes com diabetes em São Januário para que pudessem acompanhar de perto a experiência de assistir a um jogo do NBB CAIXA em mais uma ação que conta com o apoio da Liga Nacional de Basquete para tornar a modalidade mais abrangente no aspecto social. O outro, foi que o ala que veio nessa temporada, Eddy do Cavaco, ultrapassou a marca dos 5000 pontos em sua carreira no principal campeonato de basquete do país. Com a vitória de 80 a 71, a festa foi completa para os jovens.
Com parceria da Sociedade Brasileira de Diabetes/Rio de Janeiro (SDB-RJ) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia/Rio de Janeiro (SBEM-RJ), o R10 Score Vasco da Gama fez um ‘game winner social’ nesta quinta-feira (07/11) e recebeu algumas crianças e adolescente com diabetes, que puderam ver o ponto cinco mil da carreira de Eddy, justamente com a camisa cruzmaltina. Certamente, para elas será um momento que guardarão na memória. Além disso, presenciaram a terceira vitória seguida do R10 Score Vasco da Gama na temporada 2024/25 do NBB CAIXA, a primeira em casa.
Foi a primeira vez que essas crianças puderam assistir a uma partida oficial de basquete, duas delas puderam segurar a bandeira do Brasil na hora do hino nacional antes da bola subir. Essa é uma lembrança também para o “Novembro Diabetes Azul”, uma campanha mundial em prol da conscientização sobre o diabetes que a SDB está promovendo. Além da prevenção da doença e de suas complicações, o foco também é no tratamento multidisciplinar.
Esta é a principal data no ano, quando o mundo inteiro se une, usando a cor azul, simbolizando oceanos e céus do planeta num círculo, para a conscientização da doença, que continua sendo uma das grandes vilãs na saúde pública. O 14 de novembro marca o nascimento do descobridor da insulina, Frederick Banting. Segundo o Instituto da Criança com Diabetes, dados publicados em 2021 apontam para mais de 537 milhões de pessoas convivem com a doença em todo o mundo. E o Brasil é o terceiro país no mundo com crianças e jovens com diabetes tipo 1, são 92,3 mil casos na faixa de 0-19 anos.
“São mais de 30 anos que trabalhamos pelo Dia Mundial e trabalha em relação a melhorar a qualidade de vida e a educação da criança com diabetes. Estar perto delas e ver a felicidade delas, participando de um evento como esse, que foi o jogo do R10 Score Vasco da Gama e Caxias do Sul Basquete, aqui em São Januário, foi muito bom. A torcida é fantástica, isso é um estímulo para que eles possam praticar atividade física, ver que viver com o diabetes pode ser uma coisa saudável e é. A pessoa também tem que ter alegria de viver nesses momentos dividindo o esporte e dividindo as coisas boas com os outros, melhorando a sua qualidade de vida. O tema desse ano na campanha é saúde e bem-estar. Nada melhor do que estarmos ligados aos esporte”, ponderou Claudia Pieper, representante da SDB Rio.
“É muito importante que o basquete assuma um protagonismo porque é mais um esporte que podemos incentivar as pessoas com diabetes e o carinho que as pessoas têm com o esporte é cada vez maior. É muito importante essa divulgação porque, uma vez que o diabetes é uma doença crônica com muita frequência na população, alinhar isso vai ser muito importante para tornar essa doença algo mais natural no nosso cotidiano e que possamos conversar de esporte e diabetes da mesma forma, com muita alegria e trocar experiências diversas”, refletiu a doutora Aline Moraes, da SBEM-RJ.
“Foi muito importante porque vemos poucos times fazendo esse movimento todo para trazer o pessoal diabético para as praças esportivas. Bom que tiveram muitas crianças, teve gente mais velha como eu, que tenho 20 anos. E dá para perceber que ter diabetes não é o fim do mundo. Ter diabetes é apenas um problema que deu no nosso pâncreas, mas que temos de lidar”, declarou Giovana Blair, umas das jovens que participaram da ação.
Para Gege Chaia, Coordenador Geral de Basquete do R10 Score Vasco da Gama, ações como essa são parte integrantes da essência vascaína. “O Vasco é um clube inclusivo desde a sua formação. Quando recebemos esse pedido, na mesma hora acatamos porque esse é o DNA do Vasco. Fizemos um bom jogo, saímos com mais uma vitória, mas também foi muito gratificante ver a alegria das crianças, torcedoras vascaínas, que nunca tinham visto um jogo de basquete de perto. Reservamos a parte atrás do nosso banco para elas viverem tudo o mais intenso possível.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Mais lidas
- 0 Erick Marcus, do Vasco, não deve mais retornar ao Cruzmaltino
- 0 Zé Gabriel, emprestado pelo Vasco, tem sua permanência avaliada no Coritiba
- 0 Henrique Gutterres é o novo executivo de marketing e comercial do Vasco
- 0 Informação sobre a transmissão de Fortaleza x Vasco dia (09/11)
- 0 Vasco teve 11 formações de zaga diferentes ao longo do ano; números
- 0 Sub-23: CBF divulga data e hora de Santos x Vasco pelo Brasileiro
- 0 Puma Rodríguez revela que será pai de um menino; vídeo
- 0 Feminino: Assista Fluminense x Vasco ao vivo pela semifinal do Carioca
- 0 Feminino: Vasco enfrenta o Fluminense nesta sexta (08) pelo Carioca
- 0 Basquete: LNB destaca ação social promovida pelo Vasco