Outros Esportes

Basquete: Guilherme Giovannoni elogia bola do NBB 10

Ela tem até nome. Chamada de Crossover, a bola do NBB 10, principal competição do basquete nacional, foi apresentada nesta terça-feira, em solenidade realizada no Mackenzie, em São Paulo. Com um desenho diferente e com o toque dos jogadores da Liga, o principal objeto de uma partida de basquete foi a estrela do evento. Guilherme Giovannoni, jogador do Vasco, elogiou a liberdade que os atletas tiveram para opiniar:

- Jogador é chato, a culpa da gente errar um arremesso nunca é nossa (risos). É da bola, sempre colocamos a culpa em alguma coisa. O fato de termos sido consultados foi um prazer, na verdade uma surpresa. Está todo mundo de parabéns. Desnevolveram uma bola excelente- disse Giovannoni, tricampeão da Liga pelo Brasília e, que nesta temporada, defenderá o Vasco.

A bola tem um maior gripe para o atleta, para que não escorregue das mãos dos jogadores. As canaletas, que são as faixas tradicionais de um bola de basquete, são mais aprofundadas, para que tenha maior sensibilidade ao toque. O nome Crossover representa a ginga dos atletas, já que é o nome dado ao drible em que o jogador finge que vai para um lado, mas vai para o outro.

- Os principais pontos são: o produto é 100% inovador, tudo novo, saiu do zero. Houve uma evolução da matéria prima da bola, procurando maior gripe, aderência. Procuramos no mundo matérias primas nobres, ativar nossos fornecedores. Os gomos são saltados, e o toque final foi o visual da bola, foi dado o desafio para deixar o visual mais clássico, mais colorida - disse Rodrigo Apolonário, responsável da marca oficial da bola.

O evento contou com as presenças de Guilherme Giovannoni, do Vasco, e Larry Taylor, do Mogi. Amaury Passos, um dos principais jogadores brasileiros da história, também esteve no local, assim como os técnicos Lula Ferreira e Cláudio Mortari.

O NBB começa no dia 4 de novembro, um sábado, com o jogo entre Bauru e Paulistano, que vão reeditar a final da última temporada. No regulamento da competição, os 15 times jogam entre si em turno e returno, com os quatro primeiros colocados indo direto às quartas de final, enquanto os que ficarem entre quinto e décimo segundo, jogam uma espécie de oitavas de final.

Primeiros jogos
-04/11 (sábado)
14h - Bauru x Paulistano
06/11 (segunda-feira)
19h30 - Pinheiros x Basquete Cearense
20h10 - Franca x Campo Mourão
07/11 (terça-feira)
19h30 - Minas Tênis Clube x Vasco da Gama
20h - Liga Sorocabana x Vitória
08/11 (quarta-feira)
20h - Mogi das Cruzes x Basquete Cearense
20h - Bauru x Campo Mourão
09/11 (quinta-feira)
19h30 - Pinheiros x Vitória
10/11 (sexta-feira)
20h - Liga Sorocabana x Basquete Cearense
20h10 - Franca x Paulistano
11/11 (sábado)
14h - Mogi das Cruzes x Vitória 

Fonte: ge