Basquete: Ex-Vasco, Waldir Boccardo faleceu no último domingo (18)
O basquete brasileiro está em luto. Neste domingo, no Rio de Janeiro, faleceu aos 82 anos o campeão mundial Waldir Boccardo. Nascido em São Manuel, interior de São Paulo, ele estava muito doente, com as pernas amputadas, e não resistiu a uma infecção generalizada.
Como atleta, Waldir brilhou com a camisa do Flamengo, mas antes de chegar ao Rubro-Negro teve passagens curtas pelo Vasco da Gama e Botafogo, além do São José, seu primeiro clube. No entanto, foi na Gávea que Boccardo viveu os seus melhores momentos. Foram 15 anos, chegando ao clube em 1958 e saindo em 1973, participando de inúmeras conquistas.
Vestindo a camisa da seleção brasileira, Waldir Boccardo conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma (1960) e um ano antes foi campeão Mundial no Chile (1959). Além disso, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires (1959) e foi campeão Sul-Americano em Córdoba (1960). Como assistente-técnico, integrou a comissão técnica do selecionado nacional terceiro colocado no Campeonato Mundial das Filipinas (1979).