Base: Vasco aposta no desenvolvimento cognitivo dos atletas
Recentemente o Vasco fechou uma parceria com a empresa de idiomas Singular Idiomas onde desde Outubro começou a oferecer aulas de inglês para seus atletas de Base. Um detalhe importante dessa parceria é que ela também ocorre aos atletas do Promove. Desde Janeiro os sete atletas do projeto (agora seis devido a promoção do atleta Douglas Luiz), tiveram aulas particulares de inglês e espanhol com a Prof.ª Carolina que é professora do Colégio Vasco da Gama. Após a parceria com a empresa de idiomas, João Santos, coordenador da Colina Cultural, também pode oferecer tal serviço aos atletas, pois os mesmos recebem semanalmente uma programação e devido à rotina de jogos as aulas são ajustadas e aplicadas individualmente e em grupo. A língua inglesa é imprescindível nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo fundamental, afinal, o inglês é a língua internacional.
-Estou muito feliz em participar desse projeto inovador, com profissionais qualificados e muito atenciosos. Mostrando que é importante não só o físico, mas o atleta por inteiro, estar preparado para a transição da base para o profissional. Junto a isso, as aulas de inglês estão motivando o grupo, pois a qualquer momento ou futuramente, elas serão importantes na nossa carreira. Disse Eduardo Feitosa, atleta que foi integrado esse semestre ao PROMOVE.
Outro serviço oferecido aos atletas do PROMOVE são as orientações semanais do setor de análise de desempenho (CIA, Centro de Inteligência e Análise). Os atletas observam seus jogos e procuram analisar suas deficiências e possibilidades de diferentes tomadas de decisões.
-O CIA é responsável por passar um feedback do desempenho dos atletas nos jogos. Ao lado da comissão técnica selecionamos o que foi determinante, o atleta analisa as situações e expõe suas ideias – disse Pedro Monteiro, analista tático do Vasco.
Para João Victor as participações no CIA são fundamentais:
-O trabalho junto ao CIA é uma parte muito importante para o processo, principalmente pelo fato de dar as informações necessárias para a próxima partida, além de mostrar onde erramos e acertamos e facilitar nossas ações durante cada jogo. Disse João Victor, que está no PROMOVE desde janeiro e que teve um grande aumento de massa muscular e além disso, faz o curso de nível superior em publicidade e propaganda, conciliando com as atividades integrais.
Nesse processo o coordenador técnico da Base Vascaína Amilton de Oliveira acompanha o processo juntamente com os membros da comissão técnica visando assim que sejam garantidas as correções e medidas específicas no desenvolvimento do atleta.
-O PROMOVE é uma ferramenta que visa um complemento das atividades diárias, trabalhando os atletas, não só nas áreas físicas e técnicas, como também auxiliando na parte cognitiva através de feedbacks de vídeos e aulas de inglês. É notório o desenvolvimento dos atletas envolvidos, apresentando uma evolução satisfatória a partir do momento que eles entendem o objetivo do projeto – disse Amilton de Oliveira.
Outro detalhe importante é a Escola, o Vasco por ser o único clube no país que possui uma escola em suas dependências e a administra, possibilita um currículo diferenciado e uma organização nos horários e dias das disciplinas, sempre respeitando a frequência estabelecida pela LDB. O Colégio sempre oferece por meios de projetos e estratégias de ensino que permite uma relação de ensino aprendizagem mais produtiva e prazerosa.
Hoje no PROMOVE, Rafael França vê com bons olhos a relação às aulas de matemática e seus cálculos dentro do campo:
-A matemática tem relação com inúmeras situações de jogo, principalmente nas tomadas de decisões. Tenho que tomar decisões bem rápidas e concentradas, do mesmo jeito que ocorre na resolução de problemas matemáticos, onde tenho que prestar atenção em todos os detalhes, sem deixar uma vírgula passar despercebida.
O programa de promoção de talentos acredita que o desenvolvimento cognitivo é um grande diferencial para a formação desses atletas, desta forma, diverso serviços são oferecidos como forma de estimular a capacidade de concentração e de raciocínio lógico, por isso em breve o programa estará oferecendo aulas de jogos de tabuleiros aos atletas. Todos os serviços são acompanhados por profissionais e controlados para verificações das evoluções dos atletas.
Fonte: Programa Promove- SuperVasco