Categorias de base

Base: Juninho quer recuperar tempo perdido e dar a volta por cima


Foto: Site Oficial do Vasco


Por Carlos Gregório Junior

O ano de 2012 não foi dos melhores para o goleiro do juvenil Juninho. No Vasco desde 2008, o jovem ficou meses sem jogar por conta de um problema contratual. Como completou 16 anos durante a atual temporada, o jovem precisava assinar seu primeiro contrato profissional para continuar atuando. O acerto entre Juninho e o Vasco só aconteceu a mudança de comando nas categorias de base.

Ciente da qualidade de arqueiro, que possui passagens pelas seleções de base, Mauro Galvão, escolhido por Roberto Dinamite para comandar a base cruzmaltina, o chamou para conversar. O ídolo vascaíno ouviu as queixas do garoto, prometeu melhoras e encheu o encheu de elogios, afirmando que o clube colocava muita fé em seu futebol.

De contrato renovado, Juninho agora pretende recuperar o tempo perdido. Para isso, o garoto pretende usar a experiência de vida adquirida no atual ano para voltar a ser titular de sua categoria na próxima temporada.

Apontado por Carlos Germano como substituto de Fernando Prass, atual camisa 1 do time profissional, Juninho bateu um papo conosco. Confira:

Você acha que a demora para acertar um novo contrato te prejudicou de alguma forma?

\"Não sei muito bem se me prejudicou. Mas eu deixei de participar de coisas que seriam boas para minha carreira. Agora isso já passou e daqui pra frente quero recuperar o tempo que eu perdi\".

Como você avalia seu primeiro ano como juvenil?

\"Apesar de não ter sido muito bom no lado profissional, foi ótimo para o pessoal. Só por isso eu não pretendo apagá-lo. Aprendi muitas coisas, amadureci, conheci pessoas importantes e que querem me ajudar. Entrei em paz comigo mesmo. Vi quem realmente é meu amigo nas horas ruins, reconstruí a minha família e também ganhei uma linda namorada! Agora é trabalhar para o ano que vem buscar o meu espaço no time\".

Quais são suas metas para a próxima temporada? Espera voltar a ser titular?

\"Eu tenho muitos objetivos. O primeiro dele é o de ter minha vida de volta. Quero poder voltar a jogar, a sorrir e estar perto do que mais amo fazer. Quero também voltar para a Seleção e ganhar o meu espaço no Vasco, isso é o que mais quero. Pretendo voltar a dar alegrias e grandes conquistas para a torcida vascaína Em relação a jogar ou não, só posso dizer que vou buscar o meu espaço sempre respeitando a todos. Respeito para mim é trabalhar mais do que os outros companheiros e voltar ao time titular\".

O que o Juninho fará ou tem feito para recuperar o tempo perdido?

\"Vou lutar, brigar e trabalhar duro. Jogar futebol é a coisa que mais amo fazer. Agora que já posso trabalhar tranquilo, pretendo me aprofundar em todo o trabalho dado pelo professor Paulo e seguir os caminhos do meu ídolo Carlos Germano\".

Gostou de voltar a trabalhar com o Cássio no juvenil?

\"Gostei de ter voltado a trabalhar com o Cássio, pois ele é um excelente treinador. Já tivemos alguns pequenos problemas, mas isso ficou no passado, agora é vida nova. Eu tinha uma afinidade enorme com o Tornado, que era o ex-treinador. Isso porque nesse ano difícil ele sempre esteve ao meu lado. Mas o Cássio também foi muito importante na minha trajetória e estou feliz por poder trabalhar com ele de novo\".

Pensa em voltar para a Seleção?

\"Penso. É como se eu sonhasse todos os dias com a Seleção. Mas seu tenho que trabalhar muito, como eu sempre fiz. Agora preciso ter disciplina e sabedoria. Sei que com isso conseguirei recuperar o meu espaço\".

Você falou que passou por várias dificuldades nesse ano. Quem sempre te apoiou e esteve do seu lado nesses momentos?

\"Tive a minha família, alguns amigos e a minha namorada. Ela foi a pessoa mais presente, sempre esteve ao meu lado. Esteve ali para me ouvir gritar, chorar, brigar e me dar conselhos. Ela já faz parte da família agora. Diria que hoje ela é mais uma namorada, é uma amiga também\"


Foto: Annibal Canizio- Blog de Base

Fonte: Blog do Carlos Gregório Júnior