Categorias de base

Base: Aos 18 anos, Lecce é uma aposta do Vasco para os próximos anos

João Pedro Lecce está no Vasco há nove anos, mas a temporada de 2024 inicia de uma forma especial. Aos 18 anos e titular do time sub-20, o goleiro vai disputar sua primeira Copa São Paulo.

A expectativa é enorme. Apesar da trajetória de sucesso nas categorias de base, Lecce sabe que a Copinha é uma grande vitrine. O Vasco estreia na sexta, às 15h15, contra o Macapá, em Guarulhos. O Grupo 29 ainda conta com Flamengo-SP e Potyguar Seridoense.

Com contrato recém-renovado até março de 2027 e multa de 40 milhões de Euros (cerca de R$ 215 milhões), Lecce é uma aposta do Vasco para os próximos anos.

Em entrevista ao ge, o goleiro falou sobre a expectativa para a Copinha, disse que o foco é buscar o título da competição e revelou que vem recebendo dicas de Léo Jardim, sua referência na equipe profissional.

Foto: Matheus Lima/VascoLecce
Lecce

ge: Você chega para sua primeira Copinha com a expectativa de ser titular. Como está vivendo esse momento?

Lecce: estou muito feliz por estar disputando minha primeira Copinha pelo Vasco. Estamos trabalhando dia após dia com o foco no título.

Você está no clube desde que tinha 9 anos. No fim de novembro você acertou sua renovação com Vasco. Um contrato longo, com multa alta, que dá a perspectiva de que o clube conta contigo por bastante tempo. Como foi isso?

- Me sinto valorizado pelo clube e agradeço a confiança que o Vasco depositou em mim. Vou fazer o meu melhor dentro do campo para dar alegrias ao torcedor.

Aos 18 anos, você vive a expectativa de ser chamado para treinos no elenco profissional?

- Hoje só penso em dar o meu melhor com essa camisa. Meu foco está totalmente voltado para a Copinha.

Você ficou conhecido na base por ser um grande defensor de pênaltis. Fale um pouco sobre essa característica.

- Meus resultados são fruto de muito estudo e trabalho. Treino muito, observo bastante os batedores e conto com um pouco de intuição na hora também.

O Vasco vive um grande momento na formação de goleiros na base. Você e o Phillipe Gabriel são duas grandes apostas do clube para o futuro. Como tem sido esse processo de preparação para o profissional.

- Acho que isso vem do fruto do nosso trabalho na base e dos profissionais que estão aqui. No tempo que Deus permitir, as coisas vão acontecer naturalmente.

O Léo Jardim terminou o Campeonato Brasileiro como um dos principais goleiros da competição. Você já teve contato com ele? É uma referência?

- Sim, o Léo é um cara super atencioso com todos da base e já me deu várias dicas, inclusive acho ele uma referência dentro da posição.

Em qual goleiro no futebol mundial você se inspira e acredita ter características parecidas?

- Apesar de ele não estar mais em atividade, me inspiro muito no Casillas. São muitas características, foi um goleiro completo.

Fonte: ge