Barbosa é homenageado com grafite na arquibancada de São Januário; fotos
Uma das arquibancadas do Parque Aquático de São Januário está de cara nova. Foi concluída a pintura com grafite em homenagem ao lendário goleiro Barbosa, ídolo do Vasco e da seleção brasileira. A iniciativa foi uma parceria do clube com projeto NegroMuro, que tem como objetivo eternizar os rostos de personalidades negras nos muros do Rio de Janeiro.
A ideia de homenagear Barbosa ocorreu em um momento especial. O ano de 2021 marca o centenário do histórico goleiro e também a transformação de São Januário em patrimônio da cidade.
A campanha só foi possível graças a um financiamento coletivo e o apoio da torcida do Vasco, que ultrapassou a meta esperada. Um dos participantes do projeto, Rhuan Gonçalves conta como foi o passo inicial para a pintura em São Januário.
– O Barbosa sempre foi um personagem que esteve em nosso radar, mas com o advento do seu centenário a homenagem se tornou ainda mais necessária, portanto, fomos buscar autorização do clube e de sua filha Tereza Borba para pintar o grande goleiro Moacyr Barbosa - disse Rhuan, ao site oficial do Vasco.
Em seguida o NegroMuro organizou um financiamento coletivo através do Benfeitoria, onde centenas de torcedores – não só vascaínos – contribuíram para que concretizássemos a ideia deste vigésimo muro do projeto idealizado por Cazé e Pedro Rajão, que existe há quatro anos.
O dinheiro excedente da meta foi utilizado para distribuir, na comunidade da Barreira do Vasco, cestas básicas e orgânicos do Assentamento Terra Prometida, que fica localizado em Xerém. O torcedor vascaíno que quiser ver a arte de perto tem esta oportunidade através do Tour na Colina.
Essa é mais uma das homenagens que o Vasco preta a Barbosa neste ano. Em março, mês do centenário do ex-goleiro, o clube expôs um mosaico nas sociais de São Januário escrito ‘Barbosa 100’, além de um patch em homenagem ao seu aniversário na camisa dos jogadores e o lançamento de camisas exclusivas com parte da verba revertida aos familiares do ex-atleta cruzmaltino. Nesta semana, a torcida vascaína escolheu dar ao CT do clube o nome do ídolo vascaíno.