Futebol

Bandsports também transmitirá o Carioca 2023

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e a Band anunciaram hoje um novo acordo para as transmissões do Campeonato Carioca de 2023. Além das já anunciadas mais de 25 partidas com exibição em TV aberta, agora o torcedor que é assinante de TV paga terá mais opções para ver os jogos do Cariocão.

O acordo contempla mais de 50 jogos, inclusive aqueles que a Band exibir em TV aberta, mas com transmissão alternativa, exclusivamente produzida para o BandSports. Ou seja, não serão os mesmos narradores e comentaristas da equipe anunciada pela emissora nesta semana, que busca mais identidade com o público do Rio de Janeiro.

A tabela oficial do Cariocão já foi atualizada para listar os jogos do BandSports nas três primeiras rodadas da competição. Basicamente só não vão ser transmitidos pelo canal pago os jogos do Vasco e do Botafogo na condição de mandantes, já que esses dois clubes não fazem parte do acordo assinado por Ferj, Band e a agência Brax (leia mais abaixo).

Depois de transmitir a abertura do campeonato, amanhã, com o duelo antecipado da 5ª rodada entre Flamengo e Audax, o BandSports terá em seu primeiro fim de semana oficial do torneio dois jogos ao vivo e dois em VTs. Serão exibidos ao vivo, no domingo, Boavista x Bangu, às 15h30, e Flamengo x Portuguesa, às 18h, este último também disponível na Band aberta.

A exibição de VTs no sábado com Resende x Fluminense e Nova Iguaçu x Volta Redonda é uma questão pontual e não contratual. O Grupo Bandeirantes de Comunicação também anunciou hoje um acordo para transmitir a Fórmula E no Brasil, e o primeiro fim de semana terá uma corrida no México às 17h, justamente a faixa em que acontecerão essas duas partidas, inviabilizando que alguma delas seja transmitida ao vivo.

A propósito, o acordo com a Ferj também permite a transmissão de algumas partidas ao vivo no canal da entidade no YouTube, o "Cariocão TV". Neste sábado, por exemplo, a plataforma vai transmitir ao vivo o duelo entre Nova Iguaçu e Volta Redonda às 15h30. Esse expediente se repetirá sempre que houver jogos simultâneos na competição. O canal no YT já tem reservado também um Resende x Boavista no dia 22 de janeiro, um domingo, às 15h30.

A nova versão da tabela mostra que o BandSports vai mostrar todos os jogos da segunda rodada do Cariocão, na próxima semana. O calendário inclui Fluminense x Nova Iguaçu (terça, dia 17, às 21h10) e Audax x Vasco (quinta, dia 19, também às 21h10), jogos da Band, e também Madureira x Flamengo (quarta, dia 18, às 19h) e Volta Redonda x Botafogo (quinta, 19, às 19h30), partidas que estavam sem transmissão anteriormente. Estão reservados para o canal ainda na quarta-feira (18) Bangu x Resende, às 15h30, e Portuguesa x Boavista, às 21h.

"O Campeonato Carioca sempre foi um dos estaduais mais fascinantes do Brasil. Montamos uma megaestrutura para levar ao telespectador da Band e do BandSports a melhor imagem, a melhor narração e os melhores comentários. Estamos nos preparando para dar um verdadeiro show para todos os amantes do futebol brasileiro", disse o diretor de Esportes do Grupo Bandeirantes, Denis Gavazzi, em comunicado oficial.

Jogos de Vasco e Botafogo não entram no contrato

Vasco e Botafogo seguem fora do acordo entre Ferj, Brax e Band. Assim, seus jogos em casa continuam sem transmissão oficial na tabela da Ferj. Mas como a lei atualmente em vigor garante aos times mandantes os direitos exclusivos de decidir como e quem transmite um jogo de futebol, essas partidas não devem ficar no chamado "escuro", como eram chamados os duelos que ficavam sem exibição até há alguns anos pela necessidade de acordo de um canal com os dois times envolvidos.

O jornalista Thiago Franklin, especializado na cobertura do Botafogo, informou a existência de um acordo com a LiveMode para a transmissão dessas partidas na CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel na internet.

Ainda não há, porém, confirmação oficial sobre esse contrato até o momento da publicação deste texto. De qualquer maneira, seja na CazéTV ou em canais próprios dos clubes, o torcedor de algum dos times do Rio de Janeiro deverá ter sempre uma possibilidade de acesso a todos os jogos da competição, considerando as transmissões da Band, BandSports e Cariocão TV.

Fonte: Blog UOL Esporte Vê TV - UOL