Balanço geral do elenco no Carioca
Por André Schmidt - Blog Boteco do Portuga
Ainda se recompondo do desastre na semifinal contra o Botafogo, o elenco cruzmaltino já começa a se preparar para a continuação da Copa do Brasil e, o maior desafio, o início da Série B. Antes que novos nomes cheguem a Colina e outros saiam, é bom avaliarmos cuidadosamente o atual grupo. Então vamos lá, jogador por jogador:
Tiago - Fez boas partidas mas não é um goleiro fora de série, apenas regular. Não é o salvador mas também não comete falhas bizonhas. Não precisamos de reforço para o setor, mas Fernando Prass merece uma chance.
Fernando Prass - Não atuou. Merece uma oportunidade.
Paulo Sérgio - Começou mal o campeonato e foi subindo de produção. Foi um gigante no clássico contra o Flamengo mas teve pífia atuação na semi.
Fágner - Teve poucas oportunidades mas tem potencial. Depois da atuação de PS no último jogo, deve ser testado.
Fernando - Jogou muito! O time acabou o Carioca com a defesa menos vazada, sofrendo apenas 13 gols. Com o xerifão em campo foram apenas seis. Fez falta contra o Botafogo...
Titi - Grata surpresa. Ao lado de Fernando comandou a defesa. Uma dupla muito segura.
Leonardo - Está em situação complicada após as péssimas atuações. Nas duas partidas em que começou jogando o time levou sete gols, mais da metade que sofreu em todo o torneio. Não deve ficar...
Gian - Não comprometeu quando entrou. Na falta de opções, é um bom reserva.
Vilson - Fez uma boa partida e não atuou mais, estranho...
Ramón - Foi o grande destaque da equipe. Desequilibrou a maioria das partidas, além de comandar e auxiliar os seus companheiros. Um líder nato. Pecou apenas na semi...
Edu Pina - Não chega aos pés do titular. Sua grande virtude é o cruzamento, mas não tem encaixado...
Amaral - Melhorou muito em relação ao Amaral antigo. Ganhou a braçadeira e subiu de produção. É necessário ter um jogador com suas características no elenco, de forte marcação. Está com moral.
Nílton - Um início arrasador e depois a queda. Guerreiro e inteligente, o volante caiu rapidamente nas graças da torcida, estranhamente não vem jogando bem. Mas ainda assim foi um dos destaques.
Matheus - Um bom reserva.
Léo Lima - Sem sangue, sem garra, sem nada... Fez um belo discurso em sua volta mas não provou em campo. Com o dinheiro que lhe é pago de salário, um ou dois atletas com mais vontade que ele podem ser contratados. Chega de farsas!
Paulinho - Apenas uma partida mas mostrou personalidade e potencial. Ainda vai dar o que falar.
Souza - Está se recuperando de lesão. É um bom jogador.
Pedro Vera - Não atuou.
Carlos Alberto - Foi o maestro do time em todo o Estadual, não pode ser crucificado em razão de duas partidas ruins.
Jéferson - Alternou bons e maus momentos. Atuando mais avançado teve um melhor aproveitamento, mas é utilizado para cobrir as subidas de Ramón e acaba ficando mais apagado. Tem categoria.
Alex Teixeira - Muito mal. Parece ser mais uma daquelas promessas que não passam disso. Afoito com a bola nos pés, parece que a redonda o queima. Toca quando é para chutar e chuta quando é para passar... Está sem confiança até para driblar, sua especialidade.
Enrico - Não mostrou um bom futebol. Um reserva que não mantém o mesmo nível quando entra.
Fernandinho - Passou de grande esperança à decepção. Não acertou nada em suas partidas, parecia nervoso. Está machucado.
Benítez - Todas as vezes que entrou mudou o perfil da equipe. Poderia ter sido mais utilizado, é bom jogador.
Philippe Coutinho - Não atuou.
Élton - Foi o artilheiro da equipe mas não mostrou um bom futebol. É finalizador e mais nada. Pode até continuar, mas apenas como opção no banco...
Pimpão - Jogou muito! Falta experiência e aprimorar alguns fundamentos mas tudo isso foi compensado com muita disposição e entrega. Tem tudo para ter um carreira brilhante.
Allan Kardec - Vinha entrando e sendo discreto, mas fez um partidaço contra o Bangu. Tem mais recursos que Élton.
Faioli - Começou bem, marcou dois gols e depois sumiu. Não tem espaço nesse time...
Edgar - Praticamente não jogou.
Carlos Antônio - Teve algumas oportunidades mas não correspondeu. É melhor ser preservado.