Futebol

Balanço dos desempenhos individuais do elenco do Vasco em 2023

Em questão de resultados, o primeiro trimestre do Vasco sob investimento mais forte da SAF não foi tão positivo. Muito em função das eliminações no Campeonato Carioca e, principalmente, na Copa do Brasil. Por outro lado, o time deu indícios de evolução e desempenhou bem muitas vezes.

Passados os primeiros campeonatos do ano, o ge faz um balanço dos desempenhos individuais do elenco do Vasco nos três primeiros meses de 2023.

Com muitas caras novas, coletivamente o time surpreendeu e criou rapidamente uma identidade. Vários reforços foram bem e já exercem papel de liderança técnica. Outros tiveram bons momentos, mas falharam em jogos decisivos. Veja caso a caso:

Em alta

Léo: o zagueiro é o jogador mais regular do Vasco neste início de temporada. Firme na defesa e com boa saída de bola, conquistou rapidamente a torcida e ganhou a braçadeira de capitão.

Pumita Rodríguez: ainda que por vezes tenha alguma dificuldade defensiva, é um lateral agressivo e muito participativo. O uruguaio tem se mostrado acima da média para a posição no futebol brasileiro. Além disso, carismático, rapidamente se identificou com a torcida. Ao lado de Gabriel Pec, é quem mais jogou pelo Vasco no ano. Foram 14 partidas.

Lucas Piton: outro que encaixou rapidamente no esquema de Barbieri. Marcou um gol e deu três assistências. Sua ótima atuação contra o Flamengo ficou ofuscada pela eliminação, mas é fato que Piton hoje é dono da posição no Vasco.

Jair: com boa chegada na frente, é outro que tomou conta da posição. Além da qualidade, com 28 anos Jair é um dos jogadores mais experientes do time e tem papel de liderança dentro de campo. Oscilou nos últimos jogos, mas voltou a jogar bem contra o Flamengo, no último domingo.

Alex Teixeira: é consenso entre os torcedores que Alex Teixeira é um jogador completamente diferente neste ano. Após uma temporada apagada em 2022, o camisa 7 cresceu fisicamente e tem feito boas partidas. Hoje é um dos principais jogadores do Vasco e peça fundamental no esquema de Barbieri.

Ganharam espaço

Rodrigo: em sua primeira temporada como profissional, Rodrigo vem surpreendendo. Era um nome pouquíssimo falado no início do ano, mas ganhou chances com Barbieri, agarrou a oportunidade e fecha o primeiro trimestre como titular. Fez algumas ótimas partidas, mas também falhou duas vezes, contra Fluminense e Flamengo. No entanto, inicia o Brasileiro com crédito.

Gabriel Pec: aos 22 anos e em sua quinta temporada como profissional, Gabriel Pec foi um dos destaques do Vasco no primeiro trimestre. O atacante é o vice-artilheiro do time (seis gols) e quem mais jogou no ano, ao lado de Pumita (14 jogos). Aproveitou o Carioca para recuperar o espaço perdido na Série B do ano passado. Apesar de ainda tomar algumas decisões erradas, mostrou evolução técnica e física nos primeiros meses do ano. O desafio será manter o nível em um campeonato mais forte, como a Série A.

Erick Marcus: outro que faz sua primeira temporada como profissional. Começou tímido, mas foi se soltando ao longo do Carioca e teve boas atuações. Fez alguns jogos como titular e tem entrado constantemente durante as partidas.

Barros: chamou atenção pelo bom desempenho na Copinha e foi pinçado pela comissão técnica. As primeiras oportunidades como titular agradaram. Peça importante para compor elenco.

Miranda: pouco aproveitado na temporada passada, iniciou o ano como titular a foi bem em alguns jogos. Deixou o time com a chegada de Capasso, mas ganhou espaço no elenco.

Altos e baixos

Capasso: em poucos jogos, mostrou personalidade. O argentino joga duro e é muito forte no jogo aéreo. No entanto, teve falhas importantes nos dois jogos da semifinal, que acabaram comprometendo sua avaliação.

Andrey: jogador mais badalado do elenco, ainda não conseguiu repetir o nível de atuações do ano passado desde que retornou ao clube por empréstimo. Vinha atuando como primeiro volante, mas cresceu de rendimento no domingo, diante do Flamengo, jogando mais avançado.

Léo Jardim: o goleiro parece ainda não passar confiança para parte da torcida, que vem questionando alguns gols sofridos. No entanto, teve duas grandes atuações contra o Flamengo e já mostrou potencial.

Pedro Raul: vive um início de relação de amor e ódio com o torcedor vascaíno. É o artilheiro do time, com sete gols, e também o principal garçom, com quatro assistências. Porém, o fato de desperdiçar muitas chances, multiplicado pelas três cobranças de pênaltis desperdiçadas, gerou questionamento das arquibancadas. Tem potencial para se destacar no Brasileiro.

Figueiredo: teve um bom início de temporada, mas uma lesão na coxa atrapalhou a sequência. Desde que retornou ainda não recuperou seu espaço.

Nenê: teve boas atuações no início do ano, mas perdeu espaço para Alex Teixeira. Aos 41 anos, tem entrado poucos minutos no decorrer dos jogos. Com contrato próximo do fim, a tendência é que não siga no Campeonato Brasileiro.

Marlon Gomes: destaque no Sul-Americano Sub-20 e nome que gera enorme expectativa dentro do clube, ainda busca espaço no Vasco nesta temporada. Retornou lesionado da Seleção. Teve oportunidade como titular contra o ABC, mas não foi bem. No domingo, contra o Flamengo, não foi aproveitado por Barbieri.

Pouco jogaram

Orellano: reforço mais caro do Vasco no ano, ainda não conseguiu ter sequência. Questões físicas vêm atrapalhando o início do argentino no futebol brasileiro. Ficou afastado mais de um mês por lesão na coxa. Quando teve chance, não foi bem. Desperdiçou o pênalti decisivo que eliminou o clube da Copa do Brasil.

Robson: outro que praticamente não jogou por conta de lesão. Seu último jogo foi em 30 de janeiro, contra o Volta Redonda.

De Lucca: sofreu duas lesões desde que chegou ao clube. Rompeu os ligamentos cruzados do joelho no início do mês e dificilmente voltará nesta temporada.

Ivan: titular nos primeiros jogos do ano, foi bem e deixou boa impressão. Não joga desde o início de fevereiro, após a chegada de Léo Jardim.

Paulo Victor: passou à frente de Edimar e virou reserva imediato de Lucas Piton. No entanto, ainda precisa mostrar mais para se firmar no elenco.

Paulo Henrique: com Pumita em bom momento, ainda não teve oportunidade de estrear pelo Vasco.

Edimar: titular na temporada passada, perdeu espaço e virou terceira opção da posição, atrás de Lucas Piton e Paulo Victor. É possível que deixe o clube antes do fim do contrato.

Anderson Conceição: capitão do Vasco no ano passado, praticamente não jogou com Barbieri. Foi bem na chance que teve como titular contra o Bangu.

Em baixa

Galarza: teve oportunidades e foi titular em clássicos contra Fluminense, Botafogo e Flamengo. Não teve boa atuação no primeiro jogo da semifinal e ficou fora da lista de relacionados nos últimos jogos.

Zé Gabriel: titular nos primeiros jogos do ano, falhou contra o Volta Redonda, no fim de janeiro, e não voltou a ser relacionado.

Eguinaldo: após surgir muito bem no ano passado, não faz uma boa temporada até o momento. É jovem e promissor, mas precisa retomar a confiança.

Fonte: ge