Clube

Avaliação de Ricardo Gomes em 72 horas pode mudar, dizem médicos

Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, Ricardo Gomes segue em estado grave, sedado e respirando com a ajuda de aparelhos. Nesta terça, os médicos responsáveis por sua cirurgia e acompanhamento disseram que o fato de o estado de saúde do treinador não ter piorado já é um ganho e também deixaram claro que podem mudar a previsão inicial de 72 horas para uma avaliação mais completa.

\"A evolução do Ricardo tem sido satisfatória e não existe sinal de complicação. Um exame descartou a possibilidade de aneurisma, que seria grave de tratar agora, e ele vai vencendo mais uma etapa difícil. Cada dia é uma vitória e os indícios são positivos\", disse Ricardo Periard, diretor do Hospital Pasteur, local onde o treinador está internado desde domingo.

Juntos, o neurocirurgião José Antônio Guasti, o responsável clínico Fábio Miranda e Ricardo Periard afirmaram que a programação de retirar Gomes do coma induzido depois de três dias do procedimento cirúrgico, que drenou o hematoma em seu cérebro, talvez seja alterada.

\"Não existe prazo. Essas 72 horas são matemáticas, mas pode durar um pouco mais ou menos. Vamos avaliando aos poucos para saber quando tirar a medicação. Por agora descartamos a chance de uma nova cirurgia\", afirmou José Antônio Guasti.

Caso isso aconteça, saber se ficarão sequelas e se o treinador do Vasco poderá voltar ao trabalho normalmente também serão perguntas cujas respostas terão de ser adiadas. Segundo os médicos, ainda é cedo para falar do futuro, e a concentração, no momento, é manter Ricardo Gomes vivo.

O trio garantiu que a angiotomografia realizada nesta terça foi bastante satisfatória, e seu resultado fez os três médicos descartarem a chance de uma nova cirurgia, já que não há nenhum aneurisma - isto é, a formação do cérebro não foi alterada após a operação. Os três também repetiram que Ricardo Gomes segue correndo risco de morte.

Fonte: ESPN Brasil