Auxiliar de Ricardo Sá Pinto relembra passagem pelo Vasco
Foi como adjunto de Ricardo Sá Pinto para o Vasco da Gama, do Brasil. Como foi o primeiro impacto quando chegou ao Rio de Janeiro?
Brutal, porque o Vasco é um clube imenso, com uma massa adepta fantástica. Estava numa situação muito delicada do ponto de vista financeiro, uma equipa com muitas dificuldades de recursos de jogadores, era fraca, mas as coisas correram bem, estávamos dentro daquilo que eram as nossas expectativas. E fomos despedidos.
Acabam por ser despedidos porquê?
Porque é o futebol brasileiro [risos]. Achavam que alguém faria melhor. Depois de sairmos a equipa teve um retrocesso. Quando saímos a equipa estava acima da linha de água e acabaram por descer. O presidente achava que com outro treinador conseguiria melhor.
Adaptaram-se bem ao futebol brasileiro?
Sim. Era um futebol com menos intensidade e menos qualidade tática, mas, do ponto de vista técnico, um jogo bastante evoluído. Tínhamos obviamente a nossa identidade e forma de jogar, mas também nos adaptámos sempre muito àquilo que eram os recursos que tínhamos. Tentámos melhorar, sobretudo naquilo que eram as questões táticas e de intensidade. Ainda conseguimos passar uma eliminatória da sul-americana, com o Caracas da Venezuela. Depois perdemos em casa por 1-0, era [Hernán] Crespo o treinador, e foram eles a ganhar a Taça Sul-Americana naquele ano. No campeonato estávamos com dificuldades, mas acima da linha de água.
Que tal os adeptos brasileiros?
Fantásticos. É pena estarmos na pandemia, ressentimo-nos muito de não ter o estádio com o nosso público, porque é muito difícil jogar sem a nossa massa adepta que é muito quente. Isso desfalcou-nos. Os adeptos no dia a dia são de um respeito, uma consideração muito grande. Após sermos despedidos, ainda tivemos algum tempo no Rio de Janeiro e a maneira como as pessoas tratavam o Ricardo, o carinho que mostravam por ele, era fantástico.

Mais lidas
-
1 Viagem de Sant'Ana surpreende e há possibilidade de ter reforço envolvido
TOP
-
2 Arouche: Vasco pode ter sérios problemas por conta da 777
TOP
-
0 Goal: Vasco tenta ajustar valores por Rony; o que o Palmeiras quer
TOP
-
2 AV: Jean David foi vetado três vezes pelo scout, mas aprovado por diretor
TOP
-
0 Negociação de GB teria sido cancelada, segundo jornalista turco; motivo
TOP
-
2 777 cita 'enriquecimento ilícito' do Vasco em tentativa de venda da SAF
TOP
-
0 RTI: Papo com Garré corre positivamente; salário, luvas, contrato e multa
TOP
-
0 Motivo da discussão de João Victor com alguns torcedores é revelado
TOP
-
0 Jornalista questiona o possível valor da venda de GB
TOP
-
0 Representantes de Orellano notificam o Vasco por falta de pagamento
TOP