Futebol

Autuori: "O calendário é paupérrimo, terrível..."

A partir deste final de semana tem início o Campeonato Brasileiro. Porém, o longo torneio de 38 rodadas será interrompido cinco jogos após o começo para a disputa da Copa das Confederações e retorna apenas um mês depois.

A situação, que fará a distância entre o término desta temporada e o princípio da seguinte encurtar para menos de 30 dias, aí incluindo férias e período de pré-temporada, incomoda e muito o técnico do Vasco, Paulo Autuori.

Enquanto muitos, inclusive atletas do Cruz-maltino, tentam projetar um bom começo de Brasileiro para acumular a já famosa gordura de pontos para o restante da competição, o treinador prefere se ater ao calendário nacional e à necessidade de mudanças urgentes.

Questionado sobre a possibilidade de priorizar a disputa da Copa do Brasil no segundo semestre, torneio onde o Vasco entrará direto nas oitavas de final devido ao quinto lugar alcançando no Nacional de 2012, o técnico aproveitou para criticar a sequência de jogos que os clubes brasileiros vêm sendo obrigados a disputar todos os anos.

“O calendário é paupérrimo, terrível e é ele quem faz você priorizar competições. Uma equipe tem que estar pronta para jogar todos os torneios, mas nosso calendário é desumano. Você acaba priorizando uma competição e desvalorizando outra”, comentou Autuori.

O técnico também fez questão de se colocar como mais um entre os treinadores que reivindicam mudanças no calendário do futebol nacional e reclamou de quem critica a postura desses comandantes.

“Quando o Abel fala sobre isso, minha voz se junta à dele. Somos homens do futebol e temos que falar sobre isso. Criticam muitos os treinadores por priorizar alguns torneios, mas o que tem que se criticar é a origem disso”, concluiu.

O Vasco estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado, às 18h30, diante da Portuguesa, em São Januário.

Fonte: Yahoo Esporte Interativo