Futebol

Autuori elogia atletas de base e quer time jovem a curto prazo

Jordi, Richard, Jomar (Thadeu Paraguai), Luan, Dieyson; Baiano, Guilherme, Jhon Cley, Lorran, Marlone e Thales. Com uma improvisação, a base dessa escalação, com 12 garotos oriundos das divisões de base do Vasco, pode servir em breve para o técnico Paulo Autuori.

Pelo menos é o que o treinador espera. Entusiasta do trabalho com jovens formados em São Januário - como sempre foi em passagens por outros clubes e até divisões inferiores na seleção peruana -, o técnico lembrou que a sua passagem pelo Vasco abrange, principalmente, essa transição dos juniores e até dos juvenis para o profissional.

Hoje, com um elenco de 34 jogadores na mão - o atacante Reginaldo, que teve sua apresentação adiada por atraso na documentação, será o 35º -, um terço dos atletas vem de São Januário, caso entrem na conta o lateral-direito Richard e o zagueiro Thadeu Paraguai.

A ideia da comissão técnica é levar para o profissional a garotada, treiná-los durante a semana e depois \"devolvê-los\" para disputarem os jogos de suas respectivas categorias. Como o elenco do profissional já está no limite e poucos têm oportunidade de atuar neste momento, a ideia é não deixá-los sem realizar jogos.

No planejamento da comissão técnica, os próximos que devem subir para treinar com os profissionais são os juvenis Índio e Danilo, dois meias de 17 anos com passagens pelas seleções sub-15 e sub-17. O técnico Paulo Autuori citou os dois garotos e lembrou que a nova safra vascaína é bem servida de jogadores de meio de campo, onde ele identifica uma carência no futebol brasileiro.

- Hoje temos Índio, Danilo, Jhon Cley, Marlone, Guilherme, Fabio Lima... São todos jovens com muita condição de crescer e num setor carente no futebol brasileiro, o que é muito interessante. Qualidades eles têm, o que precisamos acrescentar é nível de competição. Além da melhora individual, a nossa ideia é torná-los mais competitivos. Eu quero construir uma equipe jovem no Vasco para um futuro a médio prazo. Essa é a intenção - disse o treinador do Vasco.

Para atender aos jovens e àqueles que poucos atuam hoje pelo Vasco, o técnico já pediu e está sendo atendido na realização de jogos-treinos para observar melhor os garotos. Depois do América e do Madureira, para o mês de julho estão previstos novos testes.

Fonte: ge