Futebol

Atuais comandantes do "Trem-Bala" falam sobre Ricardo Gomes

\"Comissao


Neste domingo, o Vasco completa exatamente um turno sem Ricardo Gomes no comando. Mas isso não quer dizer que, nesse período, ele, de certa forma, não seguiu presente na preparação do time. A fala mansa, o bom trato com jogadores, a cobrança nas atividades táticas... Tudo isso continuou a ser feito através de seus homens de confiança, a comissão técnica.

Gomes sofreu um AVC durante o clássico contra o Flamengo, pelo primeiro turno do Brasileiro. Imediatamente, mesmo com toda a angústia, Cristovão Borges passou a treinar o time, carregando traços incrivelmente idênticos ao do amigo. Os jogadores, em algumas entrevistas, admitiram até que é difícil diferenciar um do outro.

– A personalidade é praticamente igual, são calmos. O Cristovão conseguiu fazer com que nosso time não fosse abalado por essa mudança no comando técnico – disse Eder Luis em uma entrevista.

A calma é uma característica que Cristovão tem de mais parecida com Ricardo Gomes, mas ele destaca que a forma de se trabalhar no dia a dia, também quase não mudou.

– A força do time, a força mostrada em campo, a manutenção no estilo de jogo, com toque de bola, o bom futebol. Nesses pontos que percebemos a manutenção do trabalho do Ricardo Gomes – ressaltou Cristovão.

Assim que Cristovão passou a ter uma responsabilidade maior no comando do time, precisou contar com a retaguarda dos outros integrantes da comissão técnica.

Nesse meio tempo em que Gomes esteve ausente, coube a cada um dos integrantes da comissão passar aos jogadores o que adquiriu da convivência com o treinador.

– Tentamos transmitir a filosofia que o Ricardo trouxe. O Cristovão precisou assumir o time e, o que ele fazia antes, de conversar com os jogadores, dar essa atenção, ficou por nossa conta. Todos precisaram se doar um pouco mais – destacou Jorge Luiz, um dos auxiliares.

1 - CRISTOVÃO BORGES - AUXILIAR E TÉCNICO INTERINO

\"Há coisas parecidas: o temperamento e a maneira de se trabalhar, como no trato com os jogadores\"

2 - RODRIGO POLETTO - PREPARADOR FÍSICO

\"Eu, Ricardo Gomes e Cristovão trabalhamos juntos antes. Temos uma harmonia de trabalho, uma boa amizade\"

3 - JORGE LUIZ - AUXILIAR-TECNICO

\"O Ricardo é uma pessoa tranquila, de visão ampla. Não precisa de gestos e gritos para ser entendido. E seguimos com isso\"

4 - GAÚCHO - AUXILIAR-TÉCNICO

\"Passei coisas do clube para ele quando chegou. O Ricardo confiou em mim, uma boa parceria e tentamos seguir com o trabalho\"

Fonte: Lancenet!