Futebol

Atitude Gigante! Vasco se tornou "ombro amigo" do Flamengo após incêndio

Rivais históricos. Mas o que isso importa diante de vidas que partiram tão precocemente após uma tragédia Foi vestido com este espírito que o Vasco se apresentou em solidariedade ao seu maior adversário logo nas primeiras horas após o incêndio no centro de treinamento do Flamengo na última sexta-feira (8). Os gestos de ajuda e compaixão de clube, dirigentes, jogadores e torcedores sensibilizaram a todos, principalmente os rubro-negros, algo que causou um sentimento de gratidão eterna.

Por volta das 7h, o presidente cruzmaltino tomou a primeira providência acionando assessores de imprensa solicitando um posicionamento no site oficial e nas redes sociais. Em sua conta no Twitter, o mandatário demonstrou sua consternação:

Manifesto minha solidariedade e da nossa Diretoria ao Club de Regatas do Flamengo, assim como às famílias das vítimas do incêndio em seu CT. O Rio ainda se recupera de uma tragédia, e hoje acordamos com outra triste notícia. O Vasco está à disposição para o que for necessário.

Alexandre Campello (@ascampello) 8 de fevereiro de 2019

Na sequência, todos os vice-presidentes entraram em contato com os dirigentes do Flamengo em suas respectivas áreas. O Cruzmaltino também disponibilizou ao Rubro-Negro uma equipe com psicólogo e assistente social.

Na reunião na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Alexandre Campello já chegou decidido a ser favorável ao adiamento da semifinal da Taça Guanabara, que aconteceria no último domingo (10) entre Vasco e Resende, e no sábado (9) entre Flamengo e Fluminense.

Após decretar luto de três dias no clube, o Vasco também cancelou os treinos da equipe profissional e da base, além de todas as atividades nas sedes, incluindo um evento festivo que aconteceria no Calabouço.

Em solidariedade a tragédia ocorrida com os atletas do Flamengo, está cancelado o Happy Hour que ocorreria hoje na sede social do Vasco do Calabouço.

Definitivamente, hoje não é um dia feliz. pic.twitter.com/a8ScNYRetz

#AquiÉVasco (@VascodaGama) 8 de fevereiro de 2019

No retorno aos treinamento no último sábado (9), os jogadores treinaram de preto em sinal de luto e realizaram uma corrente de oração no centro do gramado no CT do Almirante.

O clube também já decidiu que prestará uma homenagem na partida desta quarta-feira, contra o Resende, no Maracanã. A missão foi dada ao departamento de marketing e de relações públicas, que estão elaborando as ações.

Torcida do Vasco também planeja homenagens

A solidariedade não ficou restrita ao clube. Nas redes sociais, vascaínos prestaram suas condolências e agora também planejam homenagear os dez meninos no jogo contra o Resende. Uma das ideias é cantar o nome de todos eles e respeitar o um minuto de silêncio antes de a bola rolar.

Cartazes e outras ideias ainda estão sendo planejados e podem se somar às ações.  

No Twitter, um vascaíno fez bastante sucesso ao postar uma foto vestido com a camisa do Flamengo: "hoje sou Flamengo, sim":

Todos sabem que sou Vasco, todos sabem que amo futebol, todos sabem que seria impossível eu vestir essa camisa, todos sabem da rivalidade que é Vasco x Flamengo, mas isso que visto hoje é pano,a tragédia que aconteceu hoje é vida, são jovens em busca de sonhos #hojesouflamengosim pic.twitter.com/QKy6Y8VB0z

Ericson Fonseca (@EricsonFonseca9) 8 de fevereiro de 2019

Werley recebeu apoio do clube

Entre os jogadores do Vasco, um sofreu de perto a tragédia. O zagueiro Werley perdeu seu primo Pablo Henrique, de 14 anos, no incêndio. Ao saber da fatalidade, o clube deslocou o supervisor de futebol André Souza para acompanhá-lo no Instituto Médico Legal (IML-RJ) e em todo o processo de agilização do enterro.

O Cruzmaltino também liberou o atleta das atividades por tempo indeterminado. Werley, porém, retornou aos treinamentos nesta segunda (11) após o sepultamento do menino no último sábado (9) em Oliveira (MG).

Dos companheiros recebeu carinho e ouviu uma promessa do companheiro de zaga e capitão Leandro Castan.

"Estivemos juntos na adolescência. É uma situação complicada. Werley é um cara sensacional, uma pessoa espetacular e vamos dar muita força para ele. O Brasil inteiro sentiu isso. Primeira coisa que falei é que vamos jogar pelo primo dele", declarou.

Rubro-negros reconhecem e agradecem

Nas redes sociais, influenciadores e anônimos reconheceram os gestos de solidariedade dos vascaínos. Muitos flamenguistas se mostraram surpresos e relataram que iriam ver o Vasco "com outros olhos" a partir de agora. Confira alguns destes tuítes:

Vasco deu show de solidariedade no episódio do CT do Flamengo. Mostrou grandeza e provou que o vê como rival só quando rola s bola. Adiou jogo, cancelou treino e hj treinou de preto e faixa de luto.

Luiz Penido (@LuizPenidoGlobo) 10 de fevereiro de 2019

É particularmente tocante a atitude do Vasco e de sua torcida em todo esse episódio da tragédia do Flamengo, assim como de tricolores e botafoguenses. Mas me impressionou em particular o Vasco. Apesar dos problemas, o Vasco sempre nos lembra o quanto ele é gigante

Rodrigo Mattos (@_rodrigomattos_) 10 de fevereiro de 2019

O que o Vasco da Gama tem feito pelo Flamengo nessas 24 horas de dor é algo que vai ficar marcado na história. Jamais esqueceremos todo esse apoio. Obrigado! Por mim e toda a Nação Rubro-Negra. Espero que um dia possamos retribuir à altura. Atitude digna de um GIGANTE.

Vini #ForçaFlamengo (@vinicalixto_CRF) 8 de fevereiro de 2019

é muito lindo ver o Vasco, rival histórico do Flamengo, se solidarizando, disponibilizando assistência psicológica para as famílias das vítimas, suspendendo suas atividades por questão do luto.

lindo demais. Atitude gigante.

maior que o Botafogo (@maiorqueofogao) 8 de fevereiro de 2019

caraca, o Vasco tá abraçando o Flamengo de uma forma que eu nunca vi maiores rivais fazerem. ainda dizem as más línguas que é só futebol...

lorena (@itsxloren) 8 de fevereiro de 2019

1. O Vasco postou mensagens de solidariedade.
2. Disponibilizou sua equipe de psicólogos e assistentes para atender os jogadores do Flamengo.
3. Suspendeu o treino e qualquer atividade que teria no clube.

RIVAIS SIM, INIMIGOS NUNCA! OBRIGADO PELO APOIO @VascodaGama!

Urubu Mil Grau (@UrubuMG) 8 de fevereiro de 2019

O Vasco está dando total apoio ao Flamengo, mesmo sendo o maior rival. Espero que possamos contribuir de alguma forma, e de nós torcedores só fica a gratidão.

Paixão RubroNegra #ForçaFlamengo (@Urubudailha) 8 de fevereiro de 2019

Clube Vasco da Gama foi o clube que mais me surpreendeu, abraçou o Flamengo de uma forma linda, que isso fique de lição pra todas as torcidas, chega de mortes nos estadios por conta de brigas, futebol é zoeira saudavel, rivais sim, inimigos jamais!! Srn

Atila Ribas (@Atilafla) 8 de fevereiro de 2019

RESPEITO TOTAL AO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

O QUE ESTÃO FAZENDO PELO FLAMENGO É INCRÍVEL! GRATIDÃO PELO APOIO!

Diego Ribas (@Ribasmec) 10 de fevereiro de 2019

O Vasco é gigante. Se não fosse, não seria nosso rival. E como um gigante, sabe o poder e importância de sua bandeira fora de campo. Por mais que a instituição às vezes seja confundida com o verme que a geriu por tanto tempo, é nessas horas que vemos quem é quem. Obrigado

Léo Leal (@_LeoLealC) 8 de fevereiro de 2019

Precisamos fazer um comentário, todos os clubes estão sendo gigantes com a solidariedade, mas o Vasco ta surpreendendo demais, acho que ninguém esperava...

SÉRIE A (@SerieA__2019) 9 de fevereiro de 2019

E pela primeira vez todos perceberam que a torcida do Vasco não é o reflexo do Eurico Miranda, deu um belo exemplo de união, de irmandade, de compaixão com o próximo, pra quem não tinha enxergado isso, prazer, essa é a torcida do Vasco da Gama.

SÉRIE A (@SerieA__2019) 11 de fevereiro de 2019

Fonte: UOL Esporte