Categorias de base

Atentos à final, pratas da casa sonham com primeira volta olímpica no Vasco

De olho em possível título estadual no próximo domingo, jovens jogadores formados no Vasco esperam marcar seus nomes entre os profissionais e dar a volta olímpica em um Maracanã que promete estar lotado-56 mil ingressos foram vendidos em menos de 24 horas.

De todos os pratas da casa, apenas um está entre os titulares e vem recebendo muitos elogios dos companheiros, torcida e imprensa após convocações para a Seleção Brasileira Sub 20 e pelas atuações sólidas na antes criticada defesa vascaína. Trata-se do zagueiro Luan, que vem formando uma consistente dupla de zaga com Rodrigo, tendo sofrido apenas 13 gols na atual edição do Campeonato Carioca e está invicta nos últimos três jogos.

Natural de Vitória-ES, Luan superou recentemente um drama pessoal, como a perda do primeiro filho após esposa estar grávida de dois meses. Apoiado pelo companheiro Rodrigo, Luan está dando a volta por cima e se consolidou de vez como titular da defesa cruz-maltina, e prometeu suar sangue na derradeira partida diante do Botafogo no próximo domingo(03/05).

Outro jogador oriundo da base vascaína e com currículo de destaque nas seleções inferiores, o atacante Thalles ostenta títulos como o do Torneio de Toulon e Internacional de Cotif com a Seleção Sub 20, além da Taça BH de Juniores em 2013, com o Vasco. Apelidado pela torcida de Thalesmã e Balothalles, o atleta espera balançar as redes do time de General Severiano e se firmar de vez como titular da equipe. Atualmente, o ataque é formado por Rafael Silva e Gilberto, tendo ainda Dagoberto e Yago como opções.

Quando não conta com o paredão Martin Silva, o Vasco tem Jordi para evitar que as redes sejam balançadas. Com tradição de formar grandes goleiros, como Carlos Germano, Hélton, Fábio, entre outros, o clube de São Januário prepara a jovem promessa para assumir o posto que foi ocupado por grandes ídolos, e nas mãos de Flávio Tênius o atletanatural de Volta Redonda vai se aperfeiçoando e se preparando para mais oportunidades na meta cruz-maltina. Jordi já atuou como titular por 4 vezes e foi campeão em 2013 da Taça BH de Juniores.

Além desses, há mais dois atletas que tiveram oportunidades recentes com o técnico Doriva e que podem aparecer na grande final, como o volante Jhon Cley e o atacante Yago. O primeiro vem sendo um coringa da equipe, hora joga como segundo volante, hora como segundo volante, já o segundo, apesar do físico franzino, se utiliza da velocidade e joga pelas pontas para vencer as defesas adversárias. Jhon Cley e Yago vem trabalhando duro para convencer Doriva de quem podem ser utéis à equipe, o meia já jogou no lugar de Marcinho e ajudou na marcação, já o atacante abriu as portas para a vitória sobre o Rio Branco-AC pela Copa do Brasil, em São Januário.

O Vasco ainda conta no elenco com Thiago Mosquito e Matheus Índio, que tiveram saídas conturbadas de São Januário e voltaram após longas negociações,  o goleiro Charles, os laterais esquerdos Henrique e Lorran, que disputam posição com Christiano, atual titular da posição, e o atacante Romarinho, que aguarda mais chances com Doriva.

Caso conquiste o título Carioca, o Gigante da Colina vai quebrar um jejum de 12 anos sem conquistas estaduais e será o torneio que mais contou com jogadores da base inscritos, 11 no total.

Por: Cesar Augusto Mota

Fonte: SuperVasco‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ