Futebol

Atacante que quase acertou com o Vasco é eleito o "Rei da América"

Por somente nove votos de diferença, o colombiano Miguel Borja superou Gabriel Jesus e levou o título de Rei da América, prêmio anual tradicionalmente promovido pelo jornal uruguaio "El País". Destaque do Atlético Nacional, o atacante entra no rol de vários grandes nomes do futebol do continente que levaram o troféu anteriormente, incluindo o compatriota Valderrama, o paraguaio Chilavert, os argentinos Riquelme, Tévez e Verón e os brasileiros Bebeto, Raí, Cafu, Romário, Neymar e Ronaldinho.

Do total dos 310 jornalistas que participaram da eleição, Borja foi o preferido de 85, contra 76 votos dados ao ex-palmeirense e que em 2017 defenderá o Manchester City dirigido por Pep Guardiola. O outro finalista era o meia Guerra, que também brilhou com o Atlético Nacional na temporada e agora vai defender o Palmeiras em 2017.

Um dos pontos altos da conquista da Libertadores pelo Nacional, Miguel Borja passa a ser o terceiro colombiano a levar o prêmio. Carlos Valderrama venceu a primeira edição em 1987 e em 1993, enquanto Teo Gutierrez levou em 2014. O último vencedor do Rei da América foi o uruguaio Carlos Sánchez, hoje no Monterrey. Eleito em 2003, 2004 e 2005, o argentino Carlitos Tévez é o maior vencedor.

Fonte: ge