As reações após pedido bem-humorado de Eduardo Paes sobre o Vasco
Diante de investidores estrangeiros e de representantes do governo da Arábia Saudita, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), quebrou o protocolo nesta quarta-feira e fez um apelo bem-humorado por socorro ao Vasco da Gama, clube do qual é torcedor. Paes disse aos visitantes que qualquer investimento no Vasco seria bem-vindo, por considerar a situação atual do clube "muito crítica".
Paes discursou na abertura do FII Priority Summit, evento organizado pelo Future Investment Initiative Institute ("Instituto Iniciativa de Investimento no Futuro", em tradução literal). O instituto é uma entidade sem fins lucrativos financiada pelo Fundo de Investimento Público (FIP), ligado ao governo da Arábia Saudita. O evento pela primeira vez é realizado no Rio, no hotel Copacabana Palace.
Em sua fala, o prefeito do Rio elencou possíveis frentes de investimento no Rio e destacou, entre outras áreas, a "icônica economia do carnaval, do futebol e da celebração da vida". Neste momento, Paes fez um pedido bem-humorado por auxílio ao Vasco.
-- É óbvio que alguns investidores, nossos visitantes, não vão entender, mas se alguém aqui quiser investir no Vasco da Gama eu e o presidente Lula agradecemos muito. A situação é muito crítica nesse momento – afirmou Paes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também compareceu ao evento e assistia ao discurso do prefeito, reagiu com um sorriso. Lula, torcedor do Corinthians, já manifestou diversas vezes que tem simpatia pelo Vasco no Rio.
Quem também sorriu com a mensagem de Paes foi o gestor do Fundo de Investimento Público saudita, Yasir Al-Rumayyan, que estava sentado ao lado de Lula. Rumayyan também está à frente de diferentes empresas sauditas, como a petrolífera Aramco, além de ser o atual presidente do clube de futebol Newcastle, da Inglaterra.
Em sua fala, pouco depois de Paes, Rumayyan lembrou que cerca de 20% do orçamento do Fundo de Investimento Público saudita é voltado para projetos no exterior, em países como o Brasil. Nos cálculos de Rumayyan, a verba totaliza cerca de US$ 200 bilhões.
O fundo saudita comprou participação majoritária no Newcastle em 2021. Ao citar que um de seus enfoques é o investimento em entretenimento e esportes, Rumayyan afirmou, referindo-se ao Brasil, que estava "no melhor lugar para estar discutindo futebol". O ex-ministro do Planejamento Nelson Barbosa, que atuava como moderador da palestra de Rumayyan, aproveitou a deixa para engrossar o coro em favor do Vasco.
-- Também faço parte da turma do Vasco, junto com o prefeito Eduardo Paes – brincou Barbosa.
Com o mote "investir em dignidade", o FII Priority Summit discute iniciativas como inclusão social, transição energética e sustentabilidade.
Fonte: Agência O GloboMais lidas
- 0 Situação de Galdames pode ganhar outro rumo TOP
- 1 Possível interessado na SAF do Vasco já gastou € 433 milhões em reforços TOP
- 0 Nicola: Magnata grego quer comprar um time no Brasil e Vasco vira opção TOP
- 0 O 'plano A' de Pedrinho durante a reforma de São Januário TOP
- 1 Vasco recebe sondagens e conversa com outras marcas TOP
- 2 Pedrinho e Textor 'inflamaram' ainda mais o clássico TOP
- 0 Quem não vai para o jogo e pendurados de Botafogo x Vasco TOP
- 0 Kappa planeja fazer um novo aditivo para manter a parceria até o fim de 2025 TOP
- 0 Rival: Torcedores do Bahia protestam após derrota para o Vasco; fotos TOP
- 0 FV: Vasco só deve ter novo fabricante em 2026; Nike está 'adiantadíssima' TOP