Futebol

Arthurzinho, ex-Vasco, recorda grande momento do Olaria

\"\"O torcedor do Olaria está confiante para a semifinal da Taça Rio no próximo domingo, contra o Vasco. Na memória afetiva, a esperança de que um momento especial do Azulão da Rua Bariri na história do Campeonato Carioca se repita: a goleada por 3 a 0 em cima do Flamengo em pleno Maracanã, pela Taça Guanabara de 2005. O SRZD ouviu nesta terça-feira um dos protagonistas daquele jogo histórico para o clube suburbano: o ex-jogador Arthurzinho, técnico da equipe na ocasião.

\"Foi um resultado inesperado, porque geralmente quando um clube pequeno supera um clube grande, geralmente é por um placar bem apertado, no máximo dois a zero\", recorda. \"São situações fortuitas, porque a estrutura não permite que esse resultado aconteça com frequência\". Ele apontou que a diferença entre os clubes de cidade do interior e os de bairro da capital ajudam a contribuir no desempenho: \"Criando estruturas de treino, com pagamento em dia, a frequência pode aumentar\".

Arthurzinho achou graça ao ser lembrado que, na ocasião da vitória contra o clube da Gávea, o Olaria chegou a ser comparado com a seleção da Holanda vice-campeã da Copa do Mundo de 1974, o famoso Carrosel Holandês. E explicou: \"Nós jogamos sem zagueiro, e tivemos que improvisar volantes. É um costume meu nos times que treino, aproveito o fato dos volantes saberem jogar na defesa\".

O ex-jogador diz que acompanhou alguns jogos da atual equipe do Olaria comandada por Clemir Ramos (\"A equipe tem boa estrutura tática\"). Quando perguntado sobre um palpite para o jogo de domingo, o ex-meio-campista é diplomático: \"Estou torcendo pelo empate, para ir para os pênaltis\". Arthurzinho já atuou nos dois clubes como jogador: no Vasco entre 1983/1984 e no Olaria em 1996, quase no fim da carreira.

Fonte: SRZD - Sidney Rezende