Argentinos fazem duelo à parte no clássico entre Vasco e Fluminense
Neste sábado (16), às 16h (de Brasília), Vasco e Fluminense medem forças pela Série A do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos, contando com os gols de seus centroavantes argentinos que estarão em campo. Pelo Vasco, o recém-chegado Pablo Vegetti. No Tricolor, um velho conhecido da torcida vascaína, Germán Cano.
Com apenas cinco jogos desde a chegada, Vegetti se tornou titular absoluto desse time vascaíno, Contratado no último dia da janela de transferências, o camisa 99 chegou com credenciais grandes na Argentina. Pelo modesto Belgrano, o atacante foi artilheiro do torneio nacional com 13 gols marcados.
Inclusive, com os três já marcados pelo Vasco, o goleador soma 16 na temporada, faltando cinco gols para chegar ao seu melhor número em uma só temporada: mais de 20 gols. O recorde de Vegetti foi na temporada passada, quando fez 20 gols pelo mesmo Belgrano.
No Fluminense, Cano é o artilheiro do Brasil pelo segundo ano consecutivo. O camisa 14 vive seu melhor momento, com 33 gols marcados em 2023, sendo o artilheiro do mundo até aqui na temporada. Além disso, ele é o artilheiro da Copa Libertadores e foi o grande goleador do Campeonato Carioca.
Cano, diga-se de passagem, vai conseguindo um feito no futebol brasileiro: pelo segundo ano consecutivo, ele pode ser artilheiro do país no ano, sendo o primeiro estrangeiro a conquistar esse posto. No ano passado, somou 44 gols. Ao todo são 77 gols com a camisa tricolor.
Velho conhecido do Vasco
E se o Fluminense vive um momento mágico com Cano na sua equipe, muito deve-se agradecer ao Vasco. Foi o Cruz-Maltino que encontrou o argentino atuando no Independiente Medellín-COL e o trouxe em 2020. Com dois anos no clube, foram 43 gols em 101 jogos.
A evolução de Cano pós-Vasco é tanta, que o jogador em um ano de Fluminense conseguiu superar a marca conquistada nos tempos de São Januário, clube também que foi o grande goleador durantes o anos que esteve por lá.
Primeiro clássico de Vegetti
O artilheiro vascaíno, Pablo Vegetti, terá a oportunidade de jogar o primeiro clássico com a camisa do Vasco. Será apenas o sexto jogo do camisa 99, que balançou as redes na estreia contra o Grêmio e nos confrontos fora de casa contra Red Bull Bragantino e Bahia.
E se depende do retrospecto na temporada do atacante em clássicos, o vascaíno pode ficar esperançoso. No Belgrano, clube que retornou esta temporada para elite argentina, Vegetti marcou o gol no empate por 1 a 1 contra o Talleres, o principal rival do clube na cidade de Córdoba.
Em outro clássico local, diante do Central Córdoba, o atacante mais uma vez deixou sua marca na vitória por 1 a 0, fora de casa.
Fonte: Itatiaia