Argentino é novidade na escalação em classificação e se destaca
Juan Sforza foi a novidade no time titular do Vasco na vitória por 1 a 0 contra o Atlético-GO, que classificou a equipe para as quartas de final da Copa do Brasil. O volante argentino foi utilizado "de 5", em uma função de cabeça de área, e foi parte importante do jogo.
Para a partida desta terça-feira em São Januário, Rafael Paiva optou por uma mudança no esquema em relação ao que ele mais utilizou no Vasco — o 4-2-3-1 saiu de cena para a entrada de um 4-3-2-1. Sforza atuou em uma linha de três volantes sendo o mais recuado entre Hugo Moura e Cocão. A mudança, segundo o treinador, se devia à estratégia de ter mais posse de bola, e o volante argentino seguiu as ordens.
— Ele fez um bom jogo. É um jogador que dita muito bem o ritmo do jogo. Não é um volante tanto de força física, de primeira bola, mas é um cara que controla muito bem o jogo — disse Rafael Paiva.
Segundo o Footstats, dos 48 passes que Sforza deu no jogo, ele acertou 46. Além da distribuição das jogadas, o volante do Vasco se destacou pelas interceptações e boas coberturas na partida, na qual a equipe fez um bom primeiro tempo, mas sofreu no segundo quando perdeu o controle da posse de bola.
Sforza disse que a formação do meio de campo do Vasco tinha objetivo de manter a bola com o time e aproveitar a profundidade dos laterais Paulo Henrique e Lucas Piton.
— A ideia no jogo de hoje era manter mais a bola com a gente e poder jogar mais com a bola no pé, termos mais rotação, girar a bola, como nós três podemos fazer todas as funções, isso nos dava mobilidade, o objetivo era manter a bola dar profundidade com os laterais e, então, atacar — disse o volante, em zona mista após a partida.
A partida contra o Atlético-GO marcou o reencontro do Vasco com as vitórias, após uma sequência de quatro jogos de jejum. Sforza acredita que a vitória é importante também para a sequência no Brasileirão. O volante já mira a partida contra o Fluminense, que será disputada no sábado, às 21h30, no Nilton Santos.
— Eu acho que é muito importante, acho que fica mais fácil resolver algumas coisas dentro de campo vencendo, hoje pudemos ganhar, passamos para as quartas de final. É muito importante para seguirmos crescendo como grupo e para continuarmos na Copa que é muito valiosa.
— São muitos jogos e é difícil chegar 100% em todos. Creio que o mais importante é estar com a cabeça fria, fazer toda a recuperação possível, treinar e depois nos adaptarmos a todas as situações, chuva, sintético e etc... Temos que jogar em todos os campos e fazer o que treinamos durante a semana.
Um dos reforços mais caros do Vasco na temporada, Sforza ainda não se firmou no time titular durante a temporada. São 25 jogos pelo clube e 11 como titular. Ele começou a partida contra o Bragantino e atuou os 90 minutos, assim como contra o Atlético-GO nesta terça-feira.
Antes, Sforza tinha entrado no segundo tempo das partidas contra Atlético-MG, Corinthians, Botafogo, Bahia e São Paulo sob o comando de Rafael Paiva. Agora, pode embalar a primeira sequência entre os 11 iniciais com o atual técnico.
Fonte: geMais lidas
- 0 Marinakis indica ex-CEO da Roma para cargo executivo em sua rede de clubes TOP
- 0 Vasco fez uma consulta ao estafe do atacante Tiquinho Soares, diz RTI TOP
- 0 No rival, David Luiz tinha um dos maiores salários do elenco TOP
- 0 David Luiz, Gil, Balbuena... A busca do Vasco por zagueiro; vídeo TOP
- 0 Jair, Adson e Paulinho são esperança do Vasco para 2025 TOP
- 0 Ex-lateral e atualmente treinador, Míchel Salgado foi oferecido ao Vasco
- 0 Raio-x dos reforços do Vasco em 2024
- 0 Ricardo Graça recorda jogo pela Libertadores: 'A gente passou porque...'
- 0 Vasco tem reunião importante do Conselho Deliberativo nesta segunda (23/12)
- 0 O dia em que Luxemburgo 'agitou' o elenco do Vasco; vídeo