Futebol

Argentina sub-20 tem xará de ídolo vascaíno: Andrada

A torcida do Vasco tem boas recordações do goleiro Andrada, campeão brasileiro em 1974 defendendo o Gigante da Colina. Porém, neste domingo, um outro Andrada vai cruzar o caminho do Brasil. Trata-se do camisa 1 da Argentina, adversária da Seleção sub-20 neste domingo, às 23h30m (de Brasília), pela terceira rodada do Sul-Americano sub-20, disputado no Peru, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia.

O Andrada de 2011 tem Esteban como primeiro nome e nenhum grau de parentesco com o goleiro da década de 70, que se chamava Edgardo. Mesmo assim, ele lembra muito bem da importância do homônimo para o futebol argentino e brasileiro.

- Sei que ele levou o milésimo gol do Pelé. Já ouvi sobre a história - afirmou o camisa 1.

Ao ser perguntado sobre o Andrada vascaíno, o goleiro da seleção argentina sub-20 chamou o homônimo pelo apelido, Gato, e ainda afirmou se inspirar no arqueiro do passado.

- Claro que é uma inspiração. Contaram um pouco da história dele e foi assim que eu fiquei sabendo. Todo grande goleiro é uma inspiração - disse o goleiro, que será titular diante da Seleção Brasileira.

Apesar de afirmar que o homônimo da década de 70 é uma inspiração, Andrada tem um ídolo e ele também é argentino. Trata-se de Sérgio Goycoechea, vice-campeão do mundo em 1990 e conhecido por ser um craque na arte de defender pênaltis.

- É uma grande figura do futebol argentino. Admiro muito o seu estilo. Ele era um pegador de pênaltis - comentou Andrada.

Ao ser questionado se tinha a mesma característica de Goycoechea, Andrade preferiu não entrar em detalhes sobre os seus pontos fortes.

- Mais ou menos. Acho que pênalti também é um pouco de sorte. Você precisa estar bem no dia - disse o goleiro.

Fonte: ge