Futebol

Árbitro de jogo diante do Cruzeiro tem histórico de erros contra o Vasco

O gaúcho Leonardo Gaciba da Silva, que foi escalado pela Comissão de Arbitragem da CBF para apitar Vasco e Cruzeiro neste domingo (23/09) não tem tido muita sorte em jogos do Vasco.

Nas quatro partidas do clube que apitou em 2006, o árbitro do Rio Grande do Sul foi infeliz em todas. Na 1ª, contra a Ponte Preta, confiou no assistente e anulou um gol legal de Abedi e não marcou um pênalti sobre Faioli. Mais um pênalti não marcado por Gaciba para o Vasco aconteceu no jogo contra o Palmeiras no 2º turno.

Na vitória contra o Paraná, o erro não alterou o resultado, mas foi injustificável. De forma estranha, Gaciba expulsou Jorge Luiz. A falha mais lamentável aconteceu na penúltima rodada, em jogo que poderia ter colocado o Vasco na Copa Libertadores da América. No empate em 1x1 com o Santos, o árbitro não marcou dois pênaltis escandalosos para o Gigante da Colina: um sobre Leandro Amaral e outro sobre Abedi.

O site oficial do Vasco fez um levantamento desses erros e torna público outros dois equívocos de Gaciba, um no Brasileiro de 2003 e outro em 2004.

Confira:

# Campeonato Brasileiro 2003

Vasco 2 x 2 Corinthians
No pênalti que originou o 1º gol do Corinthians, a falta foi cometida pelo jogador do time paulista. O árbitro, no entanto, inverteu a sinalização e marcou a penalidade contra o Vasco, que vencia por 2x0 na ocasião.

# Campeonato Brasileiro 2004

Vasco 0 x 0 Paraná
Leonardo Gaciba não marcou pênalti claríssimo sobre Coutinho aos 34 minutos do 2º tempo e o jogo terminou em 0x0.

# Campeonato Brasileiro 2006

Vasco 2 x 2 Ponte Preta
A partir daí entrou em ação a arbitragem, o carma do Vasco nos jogos do Campeonato Brasileiro. Aos 34 minutos, Madson chutou de longe, a bola bateu no zagueiro ponte-pretano encobriu os jogadores na área e sobrou para Abedi, em condição legal, empatar a partida. De forma equivocada, o assistente marcou impedimento. Não satisfeito, o árbitro tornou a prejudicar a equipe cruzmaltina logo em seguida. Aos 37, Faioli foi derrubado na linha da grande área da Ponte Preta. Pênalti claro que Gaciba não marcou. Os equívocos poderiam resultar em 2 gols do Vasco, mudando a história do jogo ainda na etapa inicial.

Vasco 3 x 0 Palmeiras
Aos 17, Ramon invadiu a área e foi deslocado pelo zagueiro paulista. O meia vascaíno deu seqüência à jogada e chutou para a grande defesa do goleiro do Palmeiras. O árbitro poderia ter assinalado a penalidade mas não o fez.

Vasco 3 x 1 Paraná
No apagar das luzes, o árbitro Leonardo Gaciba expulsou o zagueiro Jorge Luiz, num lance que só a súmula poderá explicar. O defensor cruzmaltino sequer tinha cartão amarelo.

Vasco 1 x 1 Santos
Mais uma vez a arbitragem do Campeonato Brasileiro prejudicou o Vasco escandalosamente, ao ignorar dois pênaltis sobre Leandro Amaral e Abedi. Aos 10 minutos, Leandro Amaral foi empurrado na área e o árbitro Leonardo Gaciba não marcou a penalidade. O juiz ainda ignorou outro pênalti gritante a favor do Vasco, sofrido por Abedi.

Fonte: Site oficial do Vasco