Futebol

Aproveitamento de Diniz em finais no Maracanã gera esperança no torcedor

O Vasco vai decidir o título da Copa do Brasil 2025 no estádio onde Fernando Diniz se sente em casa. Todos os títulos conquistados por ele desde que tornou-se um treinador de elite foram no Maracanã, palco da decisão contra o Corinthians no próximo domingo, com bola rolando às 18h (de Brasília).

Depois de passar pelo Fluminense na semifinal, Diniz revelou sua preferência por jogar no Maracanã em vez de decidir o título em São Januário.

— Existe uma predileção geral por São Januário por ser a nossa casa. Aqui (Maracanã) a gente tem uma energia e um gramado que reúnem condições muito melhores e tem uma atmosfera que contempla muito mais vascaínos - disse ele na ocasião.

— Aqui a gente consegue colocar mais que o triplo de pessoas. [...] E nesse momento, quando você precisa fazer gol, precisa acelerar, acho que o Maracanã reúne condições melhores que São Januário para a gente praticar o nosso jogo - completou.

Desde que assumiu o Athletico em 2018, na sua primeira experiência em um clube grande, Fernando Diniz conquistou três títulos. Todos eles pelo Fluminense, equipe que ele mais comandou na carreira (foram 188 jogos em duas passagens).

Os títulos do técnico Fernando Diniz:

  • Campeonato Carioca 2023
  • Libertadores 2023
  • Recopa Sul-Americana 2024

Vale mencionar que a conquista da Taça Guanabara de 2023, que é um dos turnos do estadual do Rio de Janeiro, também foi no Maracanã.

Por outro lado, ainda com o Fluminense, Diniz disputou a final do Mundial de Clubes da Fifa 2023 contra o Manchester City no Estádio Rei Abdullah, na Arábia Saudita. E, no ano passado, no comando do Cruzeiro, decidiu o título da Copa Sul-Americana contra o Racing no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção. O treinador ficou com o vice-campeonato nas duas ocasiões.

Diniz também tem no currículo três títulos conquistados com clubes de menor expressão: a Série A3 do Paulista e a Copa Paulista de 2009 com o Votoraty; e a Copa Paulista de 2010 com o Paulista de Jundiaí.

Depois do empate em 0 a 0 com o Corinthians no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, Diniz disse que a ajuda da torcida do Vasco será fundamental neste domingo, no Maracanã. Os ingressos para a partida foram esgotados.

- A gente conta com a torcida. Sei que eles vão lotar o Maracanã e nos apoiar do começo ao fim. Esperamos de fato jogar juntos com o torcedor, corresponder às expectativas. Vamos nos entregar ao máximo para que os vascaínos consigam sorrir ao fim do jogo - afirmou ele.

Vasco e Corinthians se enfrentam no Maracanã neste domingo, às 18h (de Brasília). O vencedor conquista o título da Copa do Brasil. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Fonte: ge