Futebol

Aposta da diretoria, Thiago Rodrigues vive bom momento no Vasco

No terceiro e último encontro do ano, Flamengo e Vasco se enfrentam às 16h no Maracanã com ao menos um aspecto no campo que aproxima elencos com qualidades tão distintas: os goleiros. Hugo e Thiago Rodrigues vivem um momento de crescimento que está diretamente relacionado ao que as equipes produzem em campo. E são peças importantes tanto para o Flamengo manter a vantagem do empate — pode até perder por um gol de diferença — como para o Vasco tentar surpreender sem sucumbir logo cedo ao ataque do rival.

O técnico Paulo Sousa resolveu bancar a sequência para o jovem Hugo, de 23 anos, mesmo em meio a uma adaptação para um novo esquema. Com o Flamengo sempre propondo o jogo, mas agora a partir de três zagueiros, o goleiro ainda mantém seu papel importante na construção de jogadas, mas a principal preocupação é não falhar nas bolas recuadas.

Hugo tem se mantido concentrado para executar este papel e evoluido de forma gradativa. Só que em algumas partidas também acabou demonstrando que precisa melhorar as ações debaixo da trave e na saída do gol, especialmente. Tanto que o clube mantém no radar a contratação de um goleiro mais confiável.

Com a dificuldade de achar um nome unânime, e também sem a sombra do veterano Diego Alves, em baixa, Hugo tem revezado atuações seguras e outras nem tanto. No último jogo contra o Vasco, suas interações de passes se limitaram aos zagueiros. Apenas uma vez acionou Éverton Ribeiro entre as linhas. Foram 14 passes certos e nenhum errado mesmo assim.

Volta por cima com ajuda de Renato Gaúcho

No último clássico contra o rival haviam sido quatro passes certos e um errado. Na quarta-feira, fez quatro boas defesas, mas chamou atenção com uma saída errada em escanteio. Já no jogo contra o Bangu, acertou todos os passes. E ainda iniciou as jogadas do segundo e sexto gol do Flamengo na goleada por 6 a 0. A participação foi muito comemorada internamente.

A volta por cima de Hugo passou por uma conversa com o então técnico Renato Gaúcho ainda em 2021. Vislumbrado com a ascensão, perdeu o foco e caiu de produção. O técnico teve uma conversa particular com o atleta, o elogiou, mas avisou que ele teria que fazer por onde para ser escalado. Foi aí que Hugo perdeu peso, atingiu seu melhor percentual de gordura, e começou a ter oportunidades ainda na última temporada. Este ano, voltou no mesmo nível, comprometido e com o comportamento extracampo elogiado. Foi quando caiu nas graças do preparador de goleiro Paulo Grilo.

Fonte: Agência O Globo